Você já deve ter visto por aí pessoas defendendo pirâmides financeiras, esquemas ponzi ou similares, certo? Afinal, ‘essa gente’ é vítima (ignorante) ou cúmplice (malandro)?
Em uma reflexão sobre o assunto cheguei a uma conclusão: elas são “vítimas de Schrödinger“, ou, “mané e malandro” ao mesmo tempo.
Explico: Se perder dinheiro, se faz de vítima, se ganhar, é um grande empreendedor que fez o investimento certo “sem ter conhecimento” que prejudicava outras pessoas.
O Gato de Schrödinger
Se você ainda não entendeu a referência, Erwin Schrödinger foi um físico teórico austríaco que fez uma experiência de mecânica quântica, bizarra, onde um gato, no papel de cobaia, está vivo e morto ao mesmo tempo!
O experimento mental serviu para ilustrar a estranheza da mecânica quântica e a matemática necessária para descrever estados quânticos.
Ele imaginou colocar um gato em uma caixa opaca juntamente com um dispositivo que liberaria veneno se um evento subatômico aleatório, como o decaimento de um átomo radioativo.
Como os cientistas não podem prever quando o evento aconteceria, a única maneira de saber a situação do gato era abrindo a caixa.
Como descrito pela mecânica quântica, o gato está vivo e morto ao mesmo tempo até que a caixa seja aberta. Schrödinger considerou isso “ridículo” e, com o apoio de outros cientistas como Albert Einstein, usou o experimento para desafiar a interpretação predominante da mecânica quântica na época. Aqui um vídeo explicando.
https://youtu.be/WK8bUvuVOVU
Agora fica fácil entender a “vítima de Schrodinger”, que tem um jeitinho malandro de ser e também se permite ser enganado para ser conduzindo como gado. Uma definição sobre pirâmides financeira:
“Um esquema Ponzi é um golpe de investimento fraudulento que promete altas taxas de retorno com pouco risco para os investidores. O esquema Ponzi gera retornos para os investidores mais antigos através da entrada de novos investidores. Isso é semelhante a um esquema de pirâmide que são baseados no uso de fundos de novos investidores para pagar os financiadores anteriores. Para ambos os esquemas Ponzi e esquemas de pirâmide, eventualmente não há dinheiro suficiente para contornar, e os esquemas se desenrolam.” - Investopedia
As “Vítimas de Schrödinger”
Vários “investidores” de esquemas de pirâmide costumam defender essas empresas em comentários nas redes sociais.
A primeira coisa a notar, dependendo do ponto de vista, é uma pessoa defendendo um esquema que você tem certeza que é ilícito. A Segunda coisa é: “Será que essa pessoa não consegue ver que é um esquema ilícito?”, Por fim, você meio que se dá conta de que a pessoa sabe sim, que o esquema prejudica outros, mas se faz de “esperta”. Afinal, nos esquemas ponzi, quem entrar por último é que fica mais prejudicado.
O tempo passa e várias notícias passam a expor o esquema fraudulento. Aqui um pequeno exemplo de pessoas que defendem esses esquemas:
Se você quiser ver mais pessoas defendendo pirâmides, e até rir um pouco, olhe os comentários (no fim da página) desse post, desse e desse. Você vai perceber que elas defendem o indefensável. O delegado da polícia civil fecha um esquema, as pessoas defendem o esquema, um procurador afirma que o esquema é ilícito, as pessoas ainda sim continuam defendendo o esquema.
Nada de anormal, em um país onde se defende presidiário condenado e se insulta juízes, e eu acho que você sabe de quem estou falando.
Acontece que existem várias evidências que permitem que qualquer pessoa identifique que um esquema ponzi é um esquema ponzi. Existem algumas palavras chaves como “lucro garantido”, “dinheiro fácil”, ” membro Diamante”, “indique um amigo”, e outros mais.
O problema é que infelizmente alguns brasileiros são preguiçosos, e querem ganhar dinheiro fácil, e “garantido”, sem ler, sem estudar, sem questionar, sem pesquisar, sem… enfim, sem pensar.
Os fatos estão todos aí, na internet, basta que a pessoa faça uma pesquisa, de 10 minutos, para encontrar conhecimento de uma vida inteira e, de certa forma, manter distância desses esquemas.
Existem dezenas de sites que fazem denúncias desse tipo de golpe, se você não conhece, coloque nos favoritos:
- GAP | Anti Ponzi
- SAC DO ZUMBI
- Nossos colegas do Portal do Bitcoin
- Tenho Dívidas
- Vô Epa
E vários outros, além, claro, do próprio google, e isso traz um novo problema. Será que existe vítima de verdade? Se sim, é porque elas querem ser vítimas.
Os gados que são gados simplismente porque querem ser gados
Eu acho que você já entendeu que tem gente que é vítima porque quer ser, e para ilustrar isso de uma forma bem simples, vou colocar aqui um texto do Luciano Pires sobre persuasão e vou adaptar algumas frases:
“Em 1740, o teólogo Thomas Bayes estudou as teorias da probabilidade. O resultado foi a teoria da decisão Bayesiana, que provou ser de grande ajuda na tomada de decisões em condições de incerteza.
As análises de Bayes sempre começam com uma crença. Por exemplo: eu acho que vai chover. Depois encontramos uma informação objetiva. O céu está cheio de nuvens escuras. Ao combinar os dois, a crença com a informação objetiva, você tem uma crença aperfeiçoada, mais segura.
– Eu acho que vai chover pois o céu está coberto de nuvens escuras. (Eu acho que é pirâmide porque tem esquema de de indicação infinito).
Aí vem outra evidência, um trovão. (Retorno elevado garantido)
– Pô meu, é claro que vai chover! (Pô, é claro que é pirâmide).
Quanto mais atualizamos nossa crença com evidências, mais seguros ficamos dela.
E aí aparece um cara e diz assim:
– Não acho que vai chover, não. As nuvens estão indo de leste para oeste, elas estão se afastando de nós! (Não acho que é pirâmide, estão pagando direitinho)
Hummmm…. Você lança a nova evidência na equação e tira suas conclusões… aquela certeza de que ia chover já não é tão certa assim.
E é aí que está o segredo: se adotamos esse processo de aperfeiçoamento contínuo das crenças, passamos a ver novas evidências como oportunidades de melhoria e não como ameaças, você entendeu?
Uma suposição é uma hipótese; é um ponto de vista, uma ideia ou opinião, formada sem comprovação.
– Se o tempo continuar como está, eu acho que vai chover. (Se está pagando, então tá tudo bem) Isso é uma suposição.
Uma crença é uma convicção íntima; é uma opinião que se adota com fé e convicção. É uma certeza.
– Eu tenho certeza que vai chover!” (Com certeza é pirâmide por causa de todas evidências.)
E as vítimas?
Todas as provas de que uma pirâmide é pirâmide estão aí, na internet, com dezenas de caracteristicas de uma pirâmide. Só não vê quem não quer. Os fatos são expostos, as notícias vão aparecendo e alguns gados preferem continuar sendo gados.
Tudo bem se a pessoa quiser ser enganada, o problema é quando ela passa a enganar outras, aí, ela se torna a “vítima de Schrödinger”, mané e malandro ao mesmo tempo, gado e gato, vítima e cúmplice.
Existe um ditado que diz que “onde há fumaça, há fogo“, existe também um outro ditado popular anglófono que utiliza humor e raciocínio indutivo, ele diz:
Se ele parece com um pato, nada como um pato e grasna como um pato, então provavelmente é um pato.
Se tem todas características que é ilícito, não faz sentido lógico que alguém defenda. pois se defender, existe grande chance de não ser vítima, mas cúmplice de um esquema que é considerado crime contra a economia popular.
PS: Pode ser que esses comentários em redes sociais defendendo pirâmides seja usado contra elas quando se disserem vítimas.