Vítimas furiosas saquearam e incendiaram a casa de um homem que operava um suposto esquema Ponzi com Bitcoin na África do Sul.
Bombeiros foram chamados à casa de Sphelele Mbatha na quarta-feira (10) à tarde, depois que vários investidores enfurecidos incendiaram o edifício.
Uma fonte anônima disse ao jornal TimesLIVE que as vítimas estavam fazendo justiça com suas próprias mãos.
Mbatha era líder da “Bitcoin Wallet”, uma “empresa” que atraiu vítimas a investir em troca de retornos fáceis sobre os investimentos. A Bitcoin Wallet de Mbatha prometia pagar 100% de retorno sobre investimentos em apenas 15 dias úteis.
No início desta semana, Mbatha disse ao Ladysmith Gazette que ele não tinha mais dinheiro para pagar aos clientes.
Uma série de eventos começou na noite de terça-feira (9) depois que Mbatha anunciou que o site da Bitcoin Wallet teria sido “hackeado” e o dinheiro dos investidores havia sido roubado.
Depois de afirmar que seu site havia sido hackeado, membros da comunidade e investidores ficaram inquietos, procurando por Mbatha para que pudessem pelo menos recuperar seus investimentos iniciais, mesmo que sem os lucros prometidos. Mas Mbatha não foi encontrado em lugar algum.
O jornal local Ladysmith Gazette informou que Mbatha havia admitido que não tinha mais dinheiro para pagar aos clientes e que ele dizia ser apenas um administrador, e não o proprietário, do esquema de investimento.
Na manhã de quarta-feira (10), a multidão enfurecida se reuniu do lado de fora da casa de Mbatha, em Tsakane, onde alguns saquearam os móveis e começaram a incendiar a casa, com uma BMW de luxo estacionada na garagem. Ninguém estava na casa no dia e ninguém foi ferido.