Putin diz que ninguém pode parar o Bitcoin e que Rússia pode comprar

Citando o dólar como exemplo, Putin declarou que, não importa o que aconteça com a moeda dos EUA, o Bitcoin continuará evoluindo. Isso porque, segundo ele, as pessoas acharão formas de cortar seus custos e aumentar a sua confiabilidade.

Nesta quarta-feira (04), o presidente Vladimir Putin fez um discurso no Fórum de Investimentos da Rússia. Ele aproveitou a ocasião para falar de vários aspectos importantes relativos à economia do país, incluindo o uso de Bitcoin e criptomoedas.

De acordo com o presidente russo, “ninguém pode parar o Bitcoin”. Putin afirmou que esta é uma tecnologia nova que continuará se desenvolvendo.

“Quem pode banir o Bitcoin? Ninguém. E quem pode proibir o uso de outros meios eletrônicos de pagamento? Ninguém. Essas tecnologias vão se desenvolver, de uma forma ou de outra… já que todos buscam reduzir custos e melhorar a confiabilidade.”, disse Putin.

Indo além, o presidente russo afirmou que Rússia pode sim comprar Bitcoin, não sendo mais uma possibilidade o país ignorar a moeda digital.

Ninguém pode parar o Bitcoin, diz Putin

As declarações do presidente aconteceram em um evento focado em discutir soluções para a economia do país. Afinal, hoje a Rússia vive um forte período de inflação que afeta toda a sua população.

Além de afirmar que não há como banir o Bitcoin, o presidente russo afirmou que eles vão continuar prosperando e evoluindo com o passar do tempo.

Citando o dólar como exemplo, Putin declarou que, não importa o que aconteça com a moeda dos EUA, as criptomoedas continuarão evoluindo. Isso porque, segundo ele, as pessoas acharão formas de cortar seus custos e aumentar a sua confiabilidade.

Uma corrida moderna pelo ouro digital

A fala de Putin ocorre uma semana depois dele assinar uma lei de tributação de criptomoedas no país. Isso significa que o presidente da Rússia reconhece o Bitcoin como uma propriedade.

Na mesma declaração, ele isentou compra e mineração de criptos de Imposto de Valor Agregado (IVA) e tirou as obrigações fiscais de transação.

Este parece ser um importante sinal dos tempos. Afinal, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, já se declarou adepto ao Bitcoin. Nesse sentido, ele já declarou, inclusive, que planeja criar uma reserva estratégica de bitcoin no país.

Putin está ciente dessas ações, e provavelmente esteja pensando em implementar a mesma estratégia na Rússia. Assim o país poderá ficar em pé de igualdade com os EUA, ou até mesmo passar à frente em quantidade de cripto adquirida.

Além de nutrir simpatia pelos de investidores em criptomoedas e estar de olho no futuro, Putin também pode buscar neles um alívio das sanções econômicas promovidas pelo ocidente.

Nesse sentido, os ativos digitais dariam a Rússia uma forma de manter sua soberania econômica. E claro, encontrar formas de equilibrar sua economia interna sem a dependência do dólar.

Esse movimento do presidente russo não é recente. Em agosto deste ano, Putin assinou um decreto legalizando a mineração de Bitcoin em todo o território russo. Sua medida vai na contramão da China, seu país aliado, que segue reprimindo o uso de ativos digitais.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Últimas notícias

Últimas notícias