Menos de dois meses após lançar a versão piloto da carteira Novi, a empresa de Mark Zuckerberg está integrando-a no WhatsApp, permitindo que usuários americanos enviem criptomoedas pelo aplicativo que é o mensageiro mais popular do mundo.
O crescente interesse na adoção de criptomoedas por empresas tradicionais, como redes sociais, serviços de pagamentos e até mesmo bancos, é um grande marco para as criptomoedas que, aos poucos, estão sendo introduzidas na vida de todos.
Embora a integração não tenha sido do Bitcoin, como o Mercado Livre fez, esta é uma grande notícia visto que gigantes da indústria como Apple, Tesla, Twitter, Visa e Meta (Facebook) mostram-se interessadas tanto no Bitcoin quanto na sua tecnologia de pagamentos.
Novi, agora no WhatsApp
Mesmo após sua criptomoeda ter sido barrada por legisladores, o Meta — empresa-mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp — está seguindo os seus planos de trabalhar com criptos, embora não seja a sua própria.
Em outubro deste ano, a sua carteira Novi já havia anunciado a integração da stablecoin Pax Dollar (USDP) gerenciada pela Paxos. A grande novidade é que esta carteira foi integrada no WhatsApp nesta quinta-feira (9).
“Novi, agora no WhatsApp.”
“Novi é uma nova maneira de enviar e receber dinheiro — de forma instantânea, segura e sem taxas. Com a Novi no WhatsApp, você pode transferir dinheiro sem sair da janela de conversa do WhatsApp. Disponível nos EUA”, mostra o site da Novi.
Embora este piloto esteja disponível apenas para quem mora nos EUA, é importante notar que o serviço de envio de dinheiro por WhatsApp já está disponível no Brasil com o envio de Real (BRL). Podendo ser apenas questão de tempo para que seja implementado por aqui.
Corrida pelas criptomoedas
O anúncio do WhatsApp mostra que o pagamento é realizado através de um cartão Visa, ou seja, é possível que a compra destes USDP seja feita apenas na hora do envio, sem que o usuário precise ter a stablecoin em sua carteira.
Falando nisso, nesta última quarta-feira (8), a Visa anunciou o lançamento de um serviço de consultoria sobre criptomoedas onde cita a crescente demanda pelo uso de criptomoedas para pagamentos.
Com isso, esta integração de criptomoedas no WhatsApp parece ser mais um avanço do setor que, aos poucos, está sendo introduzido no cotidiano das pessoas de forma prática e sem maiores necessidades de aprender sobre como uma blockchain funciona.