O número de imóveis listados no Mercado Livre (ML), disponíveis para compra com Bitcoin, está aumentando desde que plataforma deu suporte a moeda digital.
Há cerca de um mês, o Mercado Livre ganhou notoriedade com a compra de R$ 40 milhões em Bitcoin. O anúncio não foi feito diretamente pela empresa, que possui sede na Argentina, mas em comunicado aos acionistas, publicado no site da SEC, a CVM dos Estados Unidos.
Poucos dias antes de anunciar sua entrada no mercado os fãs da empresa já aguardavam um anúncio do tipo, visto que o CEO e fundador, Marcos Galperin, é um entusiasta do Bitcoin. Apesar disso, as compras estão disponíveis apenas na Argentina.
Adoção do Bitcoin em venda de imóveis pelo Mercado Livre cresce
A plataforma do Mercado Livre para venda de imóveis com Bitcoin já tem mais de 600 anúncios em menos de dois meses de seu lançamento. Com preços variando entre US $ 7 mil e US$ 300 mil, em diversas cidades do país, a plataforma é apenas um exemplo da grande adoção da moeda digital no país.
Nos últimos dias, o Banco Central da Argentina disse que a procura por Bitcoin não é grande no país. Contudo, ao ver o crescimento de anúncios em troca da moeda digital, há dúvidas quanto a veracidade das informações publicada pelo BCA.
O caso de uso do Mercado Livre ainda está restrito a imóveis, mas o país vê o surgimento de outras plataformas dedicadas a outros produtos.
Chamada de Crypto Avisos, a plataforma promete ser uma OLX (que também é Argentina), das criptomoedas, também criada há apenas alguns meses.
Nessa plataforma, por exemplo, são negociados imóveis, carros, motos, celulares, entre outros produtos, tudo em troca das moedas digitais.
A Crypto Avisos, diferente do Mercado Livre, também aceita negociações com stablecoins, como o dólar Tether ou DAI. Desde que foi fundada, já houve um aumento de três vezes o número de anúncios, deixando claro que há o interesse em receber por um produto em criptomoedas, além de alcançar a marca de mil usuários registrados nos últimos dias.
🔥 Ya somos 1000 usuarios validados en la plataforma!
Una alegría y un logro de toda la comunidad, y queríamos compartirla con el mundo 🌎¡Estamos siendo testigos y parte de algo muy grande! 🤯 pic.twitter.com/Po0BtEeMne
— CryptoAvisos.com 🛒 (@CryptoAvisos) June 3, 2021
Como a Argentina sofre atualmente com inflação, o uso das criptomoedas acaba sendo uma válvula de escape para que a população se proteja do efeito devastador da diminuição do poder de compra.
No Brasil o Mercado Livre ainda não disponibilizou o Bitcoin como meio de pagamento, mas pode até acontecer em breve com a expansão do serviço.