Recentemente a Binance lançou a sua exchange descentralizada (DEX) e apesar do começo lento, ela vem tomando forma com mais pares sendo adicionados a cada dia, especialmente por conta dos tokens atrelados a criptomoedas que estão sendo criadas na Binance Chain.
O que são tokens atrelados a criptomoedas?
Eles funcionam como o Tether (USDT) que, supostamente, é atrelado em 1:1 com o USD, ou seja, para cada 1 USDT criado, existe 1 dólar. É muito difícil averiguar se a reserva de USD corresponde ao número de tokens, já que tal montante está em contas bancárias.
Com criptomoedas todos podem visualizar se o atrelamento está correto ou não devido a transparência da blockchain.
Qual o motivo da criação de tais tokens?
A exchange descentralizada da Binance roda em sua própria blockchain, então apenas tokens criados nela podem ser negociados na exchange. Caso apenas os tokens nativos da Binance, a exchange não atrairia tantos olhares afinal já conhecemos DEX criadas na rede Ethereum que funcionam desta forma.
A primeira criptomoeda atrelada foi o BTC, o token é chamado de BTCB, que servirá como um dos pares principais para negociações, ao lado do BNB e do USDSB que é um token atrelado ao USDS que por sua vez é atrelado ao USD, e o USD? Bom, o USD não é atrelado a nada (isso daria um meme).
Além disso outras moedas já foram listadas, como a Tomochain e a Spendcoin que ainda é um token Ethereum pois não lançou a sua blockchain. Todos os tokens atrelados a alguma moeda levarão a letra B no final do ticker, como por exemplo: BTCB, USDB, TOMOB, SPNDB, etc. Vale lembrar que muitos tokens já migraram por definitivo da rede Ethereum para a Binance Chain.
Como uma moeda é listada na DEX?
A equipe da moeda precisa criar um tópico no fórum da Binance propondo a listagem da moeda, como você pode ver aqui, há vários projetos tentando a aprovação. Após isso, a equipe precisa depositar 1000 BNB, caso a moeda seja aceita, então esses 1000 BNB são devolvidos a equipe e em seguida a moeda é listada.
Quem decide quais projetos são aprovados ou não são os Validadores da Binance Chain, um validador pode se posicionar com Sim, Não, Não com Veto ou Abster-se. Um processo bem mais aberto do que o método usado pelas exchanges centralizadas.
Ao contrário das DEX feitas no Ethereum, a Binance DEX está buscando trazer todas as criptomoedas para a sua exchange, e não apenas tokens nativos, além disso a Binance Chain suporta muito mais transações por segundo (TPS) do que o Ethereum, podendo finalmente fazer com que uma exchange descentralizada reine em meio a tantos anos de centralização.