A quarta maior empresa do mundo por capitalização de mercado culpou as criptomoedas por sua queda de lucros, já que a receita de anúncios do YouTube teve uma queda de 2%, para US$ 7,07 bilhões.
A Alphabet, empresa controladora do Google, divulgou seus resultados ontem à noite, revelando que as vendas aumentaram apenas 6% no último trimestre, com as empresas cortando seus orçamentos de publicidade.
“Vimos alguns anunciantes recuarem em certas áreas nos anúncios de pesquisa”, disse Philipp Schindler, vice-presidente sênior e diretor de negócios do Google, na teleconferência de resultados antes de acrescentar:
“Em serviços financeiros, nas áreas de seguros, empréstimos, hipotecas e subcategorias de criptomoedas. E também notamos um recuo nos gastos de alguns anunciantes no YouTube. E esses recuos nos gastos aumentaram no terceiro trimestre.”
Esperava-se que a empresa dona do YouTube e do Google, reportasse cerca de US$ 71 bilhões em receitas para o período, ou um crescimento de cerca de 12% – mas as vendas foram de US$ 69,1 bilhões.
A taxa de crescimento do Google foi de apenas 6%, o valor mais baixo desde 2013, com o fortalecimento do dólar sendo responsável por 5% do crescimento da receita.
Criptomoedas
As ações da gigante das buscas caíram 6,58%, levantando preocupações sobre uma desaceleração no mercado de tecnologia em geral, enquanto os bancos crescem com ganhos de US$ 100 bilhões com aumentos nas taxas de juros.
Schindler, no entanto, não revelou exatamente qual o papel das criptomoedas em tudo isso, mas mencionou a palavra duas vezes.
“No terceiro trimestre, vimos um recuo nos gastos de alguns anunciantes em determinadas áreas e anúncios de pesquisa”, disse ele. “Por exemplo, em serviços financeiros, vimos um recuo nas subcategorias de seguros, empréstimos, hipotecas e criptomoedas.”
Sundar Pichai, presidente-executivo da Alphabet, disse: “Os resultados financeiros do terceiro trimestre refletem um crescimento fundamental saudável em busca e impulso na nuvem, embora afetados pelo câmbio. Estamos trabalhando para realinhar recursos para alimentar nossas maiores prioridades de crescimento.”
A indústria de criptomoedas viu muitos negócios multimilionários fecharem no ano passado, o que resulta nessas empresas deixando de anunciar no Google.
Essa menção às criptomoedas durante a apresentação de resultados do Google pela primeira vez sugere que a indústria se tornou gigante o suficiente para ser notada.
No YouTube, especialmente, haviam muitos streamers durante tempos de alta, com o Google vendo as criptomoedas como uma área de crescimento, especialmente para seus negócios de nuvem.
Eles fecharam um acordo com uma empresa de capital de risco recentemente para investir em startups de criptomoedas, além de se associar à Coinbase para oferecer pagamentos com criptomoedas.