Os artistas que divulgam músicas pelo Spotify começaram a integrar seus NFTs pela plataforma, podendo divulgar suas artes digitais. O Spotify é um dos maiores serviços de streaming de música, vídeo e podcast do mundo.
Com sede na Suécia, o Spotify tem tido boas aproximações do mercado de criptomoedas nos últimos anos. A primeira delas surgiu em 2020, quando uma vaga de emprego da empresa chamou atenção pelo mundo.
Isso porque, ela exigia do futuro Diretor de Estratégia e Inovação em Pagamentos conhecimentos em criptomoedas e blockchain. A vaga deixava claro conhecimentos em stablecoins e CBDCs também era importante, mostrando que a empresa estava observando todo o ecossistema de moedas digitais.
Depois disso, a Spotify embarcou no projeto do Facebook de lançar a sua criptomoeda Libra, este que acabou sendo abandonado agora. Isso mostra que a plataforma tem buscado integrar criptomoedas em sua solução, mas tudo indica que as artes digitais são as primeiras aparições do mercado no serviço.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Spotify libera testes com NFTs em sua plataforma
Apenas nos Estados Unidos nessa primeira fase de testes, o Spotify liberou para seus artistas testes com imagens em NFTs, que poderão ser divulgadas por eles.
O teste foi confirmado ao site TechCrunch, onde um porta-voz do Spotify disse que o teste ainda é pequeno e deverá ser assim por um tempo. Segundo ele, é comum que a empresa busque expandir as experiências de artistas e clientes.
Dessa forma, a rotina da empresa envolve testes frequentes com diversas tecnologias, ainda que não seja definitivo que a solução será de fato empregada.
Nos primeiros testes, o Spotify não cobra de seus usuários por intermediar a compra de NFTs em sites externos. Os tokens são vistos pelos usuários quando o artista do qual são fãs lança uma coleção em uma plataforma terceira, como a OpenSea, por exemplo, e divulga seu trabalho no aplicativo streaming.
Para o artista, usar sua conta para divulgar suas coleções além de suas músicas é vantajoso, podendo representar uma nova forma de rentabilizar seu trabalho e comunicar de apenas um lugar com seus fãs.
Instagram também está integrando NFTs
Ainda que não seja definitivo que o Spotify irá integrar NFTs em sua plataforma, o caso certamente chama atenção para um grande potencial deste setor.
Isso porque, o Instagram também testa a integração com NFTs e recentemente viu Mark Zuckerberg anunciar essa novidade para o mundo. Essa empresa é parte do Grupo Meta (ex-Facebook), que já foi parceiro do Spotify no lançamento da Libra.
Isso indica que há uma tendência global entre plataformas de integrar soluções blockchain em seus serviços.