O maior banco de poupança da Alemanha, o Sparkassen, está trabalhando no desenvolvimento de uma carteira de criptomoedas para seus clientes. O projeto, que até então era secreto, foi revelado por fontes locais como o portal Finanz Szene.
Com isso, é esperado que os mais de 48 milhões de clientes do Sparkassen tenham acesso a compra, venda e custódia de Bitcoin através do próprio banco. Isso faz com que as criptomoedas mostrem que estão ganhando cada vez mais notoriedade com os bancos tradicionais.
Esta corrida já pode ser observada em vários países diferentes, incluindo o Brasil. Um dos grandes motivos é a procura por tal ativo como forma de diversificação, além disso, os bancos precisam se reinventar caso não queiram ser substituídos por startups de criptomoedas, como exchanges.
Não é o primeiro, nem será o último
Aqui no Brasil, o Mercado Livre começou a testar o interesse dos brasileiros em relação ao Bitcoin, permitindo que usuários comprem e vendam BTC diretamente com o Mercado Pago. Apesar disso, vale notar que você não pode enviar ou sacar criptomoedas, mesmo assim, é um bom início.
A mesma corrida está acontecendo nos EUA, com cada vez mais bancos buscando atualizar-se para manter e ganhar clientes ao permitir a negociação e custódia de criptomoedas. O caso mais otimista é o do Bank of America que menciona o Bitcoin em seus relatórios de forma recorrente.
Já na Alemanha, a possível chegada do Sparkassen poderá permitir que quase 50 milhões de pessoas possam negociar Bitcoin. Essa é uma grande notícia para quem deseja comprar BTC para fugir da inflação porém não possui conhecimento técnico para armazenar as suas moedas.
Grandes instituições
Após ser ignorado pela vasta maioria das grandes instituições, o Bitcoin e as criptomoedas fizeram com que pequenas empresas se transformassem em gigantes, como é o caso da Coinbase, com uma capitalização de mercado de 65 bilhões de dólares.
Tal crescimento de várias empresas do setor acendeu um alerta em instituições tradicionais como bancos, elas precisam se adaptar caso queiram manter seus clientes e lucros.
Quanto ao impacto desta adoção por bancos, embora seja uma ótima notícia, cabe lembrar que é altamente recomendado que você seja o custodiante de seus bitcoins. Desta forma você não ficará à mercê da sorte caso o banco enfrente problemas de liquidez.