Com a inabilidade em resolver os problemas da inflação, o Banco Central da Argentina dá força para o Bitcoin (BTC). Essa moeda digital ganha força em cenários de crises econômicas no mundo em mais um capítulo.
A principal criptomoeda já criada até então, já mostrou o porque sua tecnologia auxilia as pessoas na luta contra estados. Além disso, sua força foi apresentada às populações em crises locais de países, como Venezuela, Turquia e a própria Argentina.
Banco Central da Argentina da força para o Bitcoin
Só em março de 2019, o Banco Central da Argentina já revisou a política monetária três vezes. Além disso, a inflação continua acelerando a uma taxa superior a 50% no país.
A Bloomberg publicou no dia 16 de abril um estudo sobre este caso. No texto a revista explica o porquê do peso argentino perder força pelo terceiro mês consecutivo.
Para tentar contornar a sequência de canetadas em vão, o governo anunciou um congelamento de preços até o fim do ano. Essa atitude, explica o Youtuber Rafael (vídeo abaixo) indica uma medida desesperada em busca da reeleição de Mauricio Macri.
Bitcoin pode ajudar a população argentina a manter o poder de compra
As criptomoedas públicas surgiram ao mundo sem controle estatal. Ou seja, empresas e governos não mantém controle das mesmas.
Dito isso, o Bitcoin é uma das opções para se manter o capital, uma espécie de hedge para crises financeiras.
A população do país já percebeu a relevância da moeda digital como força frente ao peso argentino. Isso se justifica pelo grande aumento da compra de BTC desde 2018.
Maturidade do mercado argentino de criptomoedas é referência na região
A Argentina é um dos países que mais possuem ATMs de Bitcoin na América do Sul. Além disso, Coinbase e Binance já anunciaram que vão criar operações no país. Ambas são consideradas as maiores plataformas de compra e venda do mundo.
A Binance, por sua vez, está criando uma operação no país com ajuda do próprio governo argentino.
Finalmente, o Bitcoin, em março de 2019, teve uma grande visibilidade ao ser ventilado a possibilidade de ser a nova moeda oficial da Argentina. O fato, entretanto, era uma sugestão de um entusiasta de criptomoedas.