É complicado prever o comportamento de preços do Bitcoin (BTC) nos últimos tempos. A explicação seria porque o mercado de alta em 2019 achou um lar confortável: U$ 10 mil por unidade de Bitcoin. Entretanto, uma nova queda de preços, começando na última segunda, pode mostrar que o Bitcoin desvalorizará antes do próximo halving.
E para um analista técnico, a marca seria em torno de U$ 6 mil por BTC. Claro que para isso o comportamento dos preços devem ultrapassar algumas barreiras.
Bitcoin desvalorizará antes do próximo halving de 2020?
O halving é um evento que reduz a inflação do Bitcoin pela metade. Isso acontece porque a emissão de novas moedas no mundo é reduzida drasticamente. O halving do Bitcoin acontece a cada quatro anos, e espera-se que após este o preço do BTC tenha uma grande valorização.
Entretanto, ainda em 2019 e um pouco mais longe do halving, o BTC tem se mostrado lateral com seus preços. A marca de U$ 10 mil por unidade tem chamado atenção dos traders, que encontram pouca oscilação desta.
Uma nova queda na última segunda (23), de mais de 3% de desvalorização em 24 horas, voltou a acender o alerta. Na sequência, na terça o Bitcoin caiu novamente, com mais de 10% de desvalorização.
Para o analista TradingShot, o Bitcoin poderia chegar até U$ 6 mil por unidade. Além disso, o analista apontou que o comportamento dos preços alcançar tal marca seria normal. Isso aconteceria porque o Bitcoin tende a ter retrações de Fibonacci de 0,17 antes do halving. Este fato, segundo o analista, é uma tendência histórica presente na fase de acumulação.
Fase de consolidação atual seria impulso para um novo topo histórico
Para TradingShot, o Bitcoin segue cinco fases em seus ciclos de preços. A primeira seria relacionada ao recorde de preços, que após alcançado entra em um mercado de baixa. Já a segunda fase mostraria certamente um fundo de preços, do qual apresenta consolidação. Ao tocar o fundo, a terceira fase se inicia, que é uma expansão dos preços até certo ponto.
Entretanto, a expansão alcança um novo patamar de consolidação de preços, sendo esta a quarta fase do ciclo do Bitcoin. Após isso, a quinta fase seria o halving, que abre caminho para um novo topo histórico de preços.
Com isso, o analista afirmou que o mercado passa pela quarta fase, e que é normal a consolidação. Mas caso o Bitcoin tenha uma retração de Fibonacci de 0,17, ele pode voltar próximo de U$ 6,000 por unidade. Para investidores de longo prazo tal movimento não é perigoso, mas apenas a última chance de comprar Bitcoin barato, de acordo com o analista. Será que o Bitcoin desvalorizará no fim de 2019 e início de 2020, antes do próximo halving?