Um professor da Unicamp entrou em uma discussão pela internet e acabou afirmando que o Bitcoin é a maior piada já chamada de dinheiro na história. Nem um pouco fã do Bitcoin e sua tecnologia, Jorge Stolfi é professor do departamento de ciência da computação da Unicamp, uma das maiores faculdades públicas brasileiras.
Sua revolta com a moeda é tanta que ele passa os dias atacando o Bitcoin por onde passa. No passado, por exemplo, ele encaminhou uma carta à CVM dos Estados Unidos, a SEC, apenas para pedir que o órgão fiscalizador não permitisse um ETF da moeda digital.
Ele voltou a atacar o Bitcoin em uma discussão com Alex Gladstein, que é CSO da Human Rights Foundation (HRF).
“Pessoas estão usando o USDT para pagar contas básicas”, disse Alex Gladstein
Para Alex Gladstein, o Tether é uma moeda lastreada em Dólar que ajuda muitas pessoas pelo mundo a ter reserva na moeda norte-americana. Assim, é possível que eles evitem as inflações das moedas locais e ainda detenham liquidez para pagar suas contas com USDT.
Como ele é um dos líderes da HRF, ele se preocupa com a proteção dos direitos humanos. Vale lembrar que o USDT é a moeda digital com mais volume de negociações global diariamente, o que pode facilitar sua troca entre pessoas e até pagamentos em comércios.
Ao ver seu comentário, Jorge Stolfi, brasileiro professor da Unicamp, atacou os fundamentos do USDT como moeda e disse que a empresa Tether, responsável pela sua emissão, poderia sumir e as pessoas teriam problemas.
Alex ainda tentou convencer Jorge de que milhões de pessoas querem essa moeda em países vulneráveis, mas o professor brasileiro seguiu atacando que essa moeda não tem lastro e que pode não durar até amanhã.
A crítica do professor é que a Tether é uma moeda que não é transparente e parte de seu volume até pode ser manipulado nas corretoras. Neste momento, um usuário disse a ele que o Bitcoin então é uma moeda melhor.
“Bitcoin é um Ponzi e a maior piada já chamada de dinheiro”, disse professor da Unicamp
Após sua discussão sobre a utilidade do USDT como moeda, Jorge Stolfi recebeu uma mensagem pelo Twitter mesmo informando que o Bitcoin seria a solução para o problema apontado por ele.
Ao observar a mensagem, ele declarou que não, visto que o Bitcoin “é um Ponzi puro” e nem terá valor. O usuário então expôs que o Bitcoin pode não ser uma moeda perfeita, mas é melhor que tudo que veio antes.
Concluindo sua posição firme, Stolfi disse que o Bitcoin é a maior piada já chamada de dinheiro na história, indicando que não gosta nem do USDT e muito menos do BTC.
BTC is the most laughable thing that ever was called "money".
— Jorge Stolfi (@JorgeStolfi) February 3, 2022
No Brasil, Stolfi é considerado um dos maiores inimigos do Bitcoin, com sua posição como um cientista da computação sendo totalmente contra a tecnologia, que ele mostra conhecer os fundamentos.