O venezuelano Ángel García Banchs, doutor em Economia e mestre em Finanças, publicou um artigo criticando o Bitcoin, classificando a moeda digital como uma “aberração” que não passa de mera especulação.
Ele comparou o valor do Bitcoin com os NFTs Bored Ape – uma coleção de desenhos de macacos que causou alvoroço no mercado no ano passado – sugerido que vivemos em um “planeta de loucos”.
O economista também disse que a cotação da criptomoeda não chegou ao seu valor mais baixo e que ainda pode cair muito mais.
“O fato de o Bitcoin ter caído apenas 75% até agora é um sinal de que ainda há um ajuste para baixo a ocorrer. É uma aberração que algo cujo valor seja zero esteja sendo vendido por US$ 17 mil, assim como o macaco digital foi vendido por US$ 10 milhões. Planeta dos loucos. Eu me excluo”.
Que #Bitcoin haya caída solo 75% hasta ahora es muestra de que aún falta ajuste a la baja por ocurrir.
Es una aberración que algo cuyo valor de uso no especulativo es nulo se venda en 17K$, como el mono digital se vendió en 10$ millones.
Planeta de locos de remate. Me excluyo.
— Ángel García Banchs (@garciabanchs) December 2, 2022
Mercado de criptomoedas é uma farsa
Enfatizando um tweet de Jesse Powell, CEO da Kraken, o venezuelano aponta que os “gênios” do Bitcoin estão entendendo a fraude (o caso FTX), mas ignorando que todo o mercado de criptomoedas é uma farsa.
Além disso, nas entrelinhas, ele tratou os investidores de Bitcoin como ‘burros’.
No tweet, Powell falou sobre a gestão do fundador da FTX, Sam Bankam-Fried, que “não tinha ideia de como seu negócio funcionava”. O doutor em economia destacou que o caso da FTX foi uma fraude total e comparou SBF com Madoff, considerado o maior vigarista da história.
“Os pros do Bitcoin entendem por que foram enganados, mas ainda não entendem que todo o conceito das criptomoedas é uma fraude. Nem desenhando eles vão entender que não existe isso de colocar dinheiro em algo que não produz absolutamente nada e esperar ficar rico com isso.”
Los pro #Bitcoin entendiendo por qué fueron estafados, pero sin entender aún que todo el concepto de criptos es un fraude per se 😂
Ni con dibujitos entenderán que no existe tal cosa como meter tu dinero en algo que no produce absolutamente nada y esperar enriquecerte por ello. https://t.co/CGaNHrbRbe
— Ángel García Banchs (@garciabanchs) December 2, 2022
É inegável que o mercado de criptomoedas é em grande parte formado por investidores especulativos. No entanto, se todo o mercado desaparecesse hoje, o Bitcoin continuaria existindo graças à sua arquitetura, mesmo que valesse apenas um centavo.
Crítico que ensina sobre Bitcoin
Banchs tem um blog onde oferece cursos relacionados a economia e política, dentre as aulas que ministra, algumas delas são relacionadas ao bitcoin. Segundo ele, o bitcoin pode ir a zero, mas isso jamais acontecerá com a moeda fiduciária, ou seja, se a demanda por bitcoin cair a zero, o preço cairá com ela.
Dessa forma, em suas aulas ele afirma que o Estado é importante e que a moeda do governo só pode ser controlada pelo governo para preservar seu valor e mantê-la a salvo de fraudes e crimes.
Em outras aulas, ele defende que o Bitcoin não é um ativo “hedge”, ou seja, que o ativo digital não serve de proteção contra a inflação devido a sua volatilidade.