Recentemente a Goldman Sachs, uma das principais empresas de administração de investimentos, atacou diretamente o Bitcoin afirmando que o ativo digital não era uma classe de investimento. E enquanto o relatório não foi muito levado a sério, muitos se questionaram sobre o papel institucional do Bitcoin. Adam Back, fundador da Blockstream, fez uma pergunta ainda mais importante “e daí?”.
Adam Back acredita que o Bitcoin não precisa do interesse institucional para alcançar novos patamares em seu valor e que ele não deveria importar se a Goldman Sachs quer ou não investir em criptomoedas.
Back até mesmo acredita que esse tipo de conceito de empresas de investimento sobre o Bitcoin podem ser um sinal positivo para aqueles que ainda pensam em entrar no mercado, afinal, ainda estamos entre os early adopters.
Em entrevista ao site Bloomberg, Back afirmou que:
“O relatório da Goldman Sachs foi interessante porque mostrou alguns equívocos sobre a escassez digital e sobre o que é útil para o Bitcoin. Isso indica que ainda estamos no começo da curva de adoção. Você tem um membro sofisticado do mercado como esse com um conhecimento errado sobre o valor do ativo. Para mim, isso indica que ainda há muito espaço para a apreciação do preço no mercado.”
Para Adam Back, o mercado também não precisa dos investidores institucionais, já que os varejistas estão fazendo um bom trabalho em investir na moeda. Esse interesse levaria o preço do ativo para a casa dos US$ 300 mil nos próximo 5 anos.
Sobre a valorização do ativo digital sem a presença das instituições, Back diss que:
“Talvez não seja necessária mais adoção institucional porque o atual cenário econômico está fazendo com que mais indivíduos pensem em proteção monetária e a manter o valor quando há muito dinheiro sendo impresso no mundo.”
Bitcoin acredita no que prega, afirmando que ele não vende nenhum dos Bitcoins que ele minera, já que ele usa a moeda como reserva de valor. Além disso, ele minera apenas Bitcoin.
É ou não é Satoshi?
Recentemente um vídeo que teorizava que Adam Back é a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto viralizou no criptomercado. Enquanto muito dessa teoria parece apresentar boas provas para a especulação, muitos discordam de que Back é Nakamoto.
Quando perguntado sobre a possibilidade de ser Satoshi, Adam respondeu categoricamente à entrevista:
“Não, eu não sou ele”
No entanto, para ele, é melhor que Satoshi continue sem ser descoberto pelo público, já que desviaria a atenção do verdadeiro propósito do Bitcoin e da tecnologia por trás de tudo.