A Blockchain.com, empresa conhecida por seu explorador de blocos, anunciou a demissão de 1/4 de seus funcionários nesta quinta-feira (21). Além do mercado de baixa, o principal motivo do corte está relacionado a quantia de R$ 1,5 bilhão, perdida pela empresa após envolvimento com a Three Arrows Capital, também conhecida por 3AC.
Sendo assim, a Blockchain.com junta-se ao grupo de gigantes que reduziram suas equipes neste segundo semestre de 2022. Como destaque, podemos citar a exchange americana Coinbase e a maior plataforma de NFTs do mundo, a OpenSea.
Blockchain.com demite e pausa expansões
Também conhecida como Blockchain.info, domínio ainda mantido pela empresa, a Blockchain.com iniciou seus serviços em 2011, quando o Bitcoin valia poucos dólares.
Além de seu famoso explorador de blocos, a companhia expandiu seus serviços ao oferecer uma carteira web para armazenagem de bitcoin, uma das mais famosas do mundo. Nos últimos anos, também passou a atuar como uma exchange, além de oferecer outras funcionalidades.
Entretanto, um desfalque de 270 milhões de dólares (R$ 1,5 bilhão) após envolvimento com a Three Arrows Capital (3AC) fez com que a empresa pausasse seu crescimento.
Segundo a CoinDesk, a Blockchain.com demitiu 25% de seus funcionários nesta quinta-feira (21). Além disso, também fechará seu escritório na Argentina, país onde o Bitcoin e outras criptomoedas estão ganhando popularidade devido à inflação.
“Cerca de 44% dos funcionários afetados estão na Argentina, 26% nos EUA, 16% no Reino Unido e o restante em outros países,” disse a Blockchain.com à CoinDesk por e-mail.
Finalizando, a empresa também anunciou uma pausa em sua expansão para outros países. Tudo isso para se reestruturar financialmente após o rombo bilionário e o atual mercado de baixa.
Mais gigantes estão demitindo
Mesmo sem rombos como a Blockchain.com, outras gigantes do setor de criptomoedas também estão demitindo em massa. Como destaque, a Coinbase, empresa listada em bolsa, demitiu cerca de 1.100 funcionários no mês passado.
Outra afetada pela perda de usuários foi a OpenSea, maior mercado de NFTs do mundo. Na última semana, a empresa demitiu 20% de seus funcionários, citando o inverno das criptomoedas como principal causa.
Portanto, o momento é de incerteza até para as maiores empresas do setor. Entretanto, outras estão apostando em uma estratégia diferente, abrindo vagas de trabalho e tentando ganhar clientes de seus concorrentes.