O Citibank desistiu de apostar em qualquer tecnologia própria voltada para as criptomoedas. Isso nega qualquer envolvimento do banco com o ativo digital “Citicoin”. Com essa afirmação, a empresa poderá aproveitar ecossistemas que já ofereçam soluções financeiras totalmente integradas à tecnologia blockchain.
O gigante Citibank foi apontado como um das recentes instituições financeiras que decidiu apostar em criptomoedas. O banco estaria envolvido em um projeto similar ao anunciado pela JP Morgan no mercado há pouco tempo atrás. Contudo, parece que o banco não deve apostar em uma criptomoeda própria. Desse modo, o caminho pode estar aberto para a Ripple (XRP), a “queridinha” dos bancos.
Chefe de inovação do Citibank cita SWIFT como alternativa a Citicoin
Sem citar a Ripple, o Citibank esclareceu que deverá usar sistemas que já existem no mercado. Por outro lado, o chefe de inovação do banco citou o SWIFT. Embora o sistema de liquidações transfronteiriças ainda não apresente a tecnologia blockchain, essa pode ser uma solução encontrada pelo banco norte-americano.
Em relação a tecnologia SWIFT, o próprio sistema de pagamentos reluta para incorporar a tecnologia blockchain em seus serviços. Em vários momentos rumores apontavam uma parceria entre a Ripple (XRP) e a SWIFT. Caso isso aconteça, a Ripple (XRP) poderia ver seu preço explodir, graças ao volume de transações que ganharia com a integração a tecnologia blockchain. Porém, por enquanto tudo isso não passa de especulação do mercado.
Para Gulru Atak o banco deve integrar alguma tecnologia já existente em seus serviços. Dessa forma, empresas como a Ripple pode ser uma das grandes cotadas para oferecer soluções via blockchain para o Citibank.
“Decidimos fazer melhorias significativas nos trilhos existentes, aproveitando o ecossistema de pagamentos”.
Banco está preocupado em oferecer melhorias para tecnologia blockchcian
Para Gulru, o Citibank deverá apresentar soluções relacionadas a tecnologia blockchain. O executivo acredita que essa tecnologia deve apresentar melhorias. Sendo assim, a instituição financeira deverá propor mudanças em algum sistema e ou tecnologia existente, em busca de adequar o produto as necessidades do banco.
A Ripple possui uma tecnologia que pode ser considerada um ecossistema completo de pagamentos. Vários bancos já utilizam a tecnologia Ripple em suas transações. Dessa forma, o Citibank poderia ser o próximo, explorando a tecnologia blockchain da criptomoeda que possui softwares voltados para a liquidação de pagamentos e transação de fundos.