Como aceitar Bitcoin em seu estabelecimento?

As formas são inúmeras!

O Bitcoin fará no próximo dia 03 de Janeiro dez anos desde que de seus primeiros blocos foram minerados, e inúmeras empresas já estão aceitando essa nova moeda como pagamento por produtos ou serviços no Brasil.

Para websites

Se você possui um website então a forma mais fácil é colocar um endereço público para que os clientes possam realizar o pagamento. Isso é muito fácil e talvez a melhor opção, pois é sem intermediários.

Há a opção de aceitar via Gateway de pagamentos, com inúmeras empresas intermediando essa opção que visa facilitar e dar liquidez ao comerciante que não entende ainda como funciona a tecnologia mas que já quer aceitar criptomoedas.

Outra opção é aceitar o pagamento via QR-Code no website, visto a facilidade da leitura pelo pagador. Isso também poderia ser considerado o pagamento “via fatura”.

Por fim, nunca deixe de dar instruções escritas para seus clientes na página de pagamentos sobre a quantidade que deverá ser enviada como pagamento e mais do que isso, informações úteis para que clientes inexperientes possam realizar os pagamentos sem problemas. Lembre-se principalmente da dificuldade de realizar o extorno de criptomoedas, então é melhor avisar bastante antes das transações ocorrerem.

Para lojas físicas

Na medida em que o Bitcoin foi se popularizando, e sua tecnologia melhorando, pagar o café com Bitcoin já se tornou uma opção para comerciantes, principalmente com a popularização da Lightning Network que tem se consolidado.

Colocar um QR-Code impresso próximo ao caixa da empresa é uma opção que já é possível desde os primórdios do Bitcoin, e continua valendo aqui ainda. Tenha um celular ou computador com acesso a web próximo para verificar se a transação já foi validada. Aceitar transações com zero confirmações é perigoso com relação a calote, tenha isso em mente.

Cabe o destaque que o comerciante de qualquer que seja o negócio da empresa deve ter em conta que as criptomoedas podem ser aceitas, mas que caso seja necessário converter imediatamente para moeda fiat essa opção deve ser estudada com um intermediário de confiança. Na dúvida checar informações com as comunidades pode ajudar a mitigar riscos neste processo.

Algumas empresas de criptomoedas também já estão trabalhando com máquinas de cartão para o aceite de criptos, verique as opções existentes.

Aceitar vale presentes que foram carregados previamente com criptomoedas também pode seu uma opção, como o eGifter, Gift, GiftOff, Paxful, FoldappCoinWise do Brasil. São algumas alternativas, verifique antes o funcionamento de cada uma.

Por fim, sendo uma empresa web ou física e se conhece algum P2P de confiança que possa receber as criptomoedas e lhe enviar as moedas fiat é uma opção, tenha cuidado com intermediários, mas os considere como alternativa.

Você que ainda não aceita Bitcoin em 2019, ou outras altcoins que mais gosta, pode estar ficando de fora da maior revolução financeira que o mundo já pode ter visto, então estude mais sobre e veja se cabe no seu negócio um espaço para aceitar criptomoedas.

Bitcoin é um dinheiro digital feito para funcionar sem intermediários, é altamente correlacionado com Ouro que é o dinheiro de maior confiança do mundo, e se provou até o momento da escrita deste seguro para transações em qualquer local do mundo.

*Aviso Legal: Comprar criptomoedas é um processo de risco, o Livecoins não aconselha no texto acima a compra e somente explora a tecnologia, portanto estude bastante antes.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias