Quinze dias depois do hack na corretora de criptomoedas Cryptopia, em 14 de janeiro, hackers que roubaram mais de US $ 16 milhões da empresa voltaram. De acordo com um artigo publicado pela Elementus hoje, 29 de janeiro, os criminosos começaram a retirar dinheiro das carteiras da corretora ontem.
A Elementus havia alertado alguns usuários da Cryptopia sobre as vulnerabilidades das carteiras na plataforma, eles previam um segundo ataque. Infelizmente, quase 2000 dessas mesmas carteiras foram afetadas desta vez, e mais 5000 foram limpas no primeiro ataque.
De acordo com o relatório de hoje, os hackers transferiram os fundos em criptomoedas para um endereço de carteira diferente antes de finalmente transferirem todos os fundos roubados, totalizando 180 mil dólares, no primeiro ataque foram 16 milhões de dólares.
A Polícia da Nova Zelândia está envolvida no caso, mas nenhuma informação tangível foi encontrada sobre o paradeiro dos criminosos ou qual o progresso nas investigações. De fato, é um caso difícil, como eles declararam. Os hackers devem estar muito confiantes sobre suas atividades para voltar no mesmo lugar e passar um dia inteiro drenando fundos da corretora.
Os ataques que acontecem nas corretoras de criptomoedas se tornaram comuns apesar do mercado em queda. Mesmo em 2018, houveram ataques notáveis como o famoso MT.Gox que fez a empresa falir. É triste que esta tendência acompanhe a indústria neste ano novo, e é provável que continue.
Jornais locais afirmam que mais de 40 usuários enfurecidos invadiram o escritório da Cryptopia exigindo devolução do dinheiro. Mas não foi relatado se algum reembolso foi realizado para qualquer usuário.
A Elementus concluiu que a Cryptopia não tem mais as chaves privadas para as carteiras Ethereum que os hackers roubaram. Eles também afirmam que os usuários da plataforma continuaram depositando fundos em suas carteiras Ethereum, mesmo depois do primeiro hack.
Então, aproveitando o momento para lembrar que: Exchange não é carteira.