CPI das Pirâmides avança sobre Booking e Hurb

Deputados já haviam colocado a 123milhas no radar das operações investigativas, mas problemas em outras empresas agora entram no radar.

Os recentes problemas com a empresa 123milhas, Hurb e agora com possíveis atrasos de pagamentos com a Booking, levou a CPI das Pirâmides Financeiras a abrir investigações contra os casos. Além disso, a HotMilhas e MaxMilhas também podem ter suas operações acompanhadas de perto.

Inicialmente apurando apenas crimes de pirâmides no mercado de criptomoedas, a CPI agora quer ouvir empresas do setor de turismo.

As próximas fases das apurações contra as empresas suspeitas de cometer fraudes financeiras ainda precisam de aprovação dos deputados.

De qualquer forma, na última quarta-feira (23) os deputados votaram alguns requerimentos em sessão, dentre eles a convocação novamente de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão.

CPI das Pirâmides Financeiras amplia investigações contra empresas do turismo, enquanto apura fraudes com criptomoedas

Nesta quinta-feira (24), a CPI das Pirâmides Financeiras espera contar com a presença dos possíveis líderes da 18k Ronaldinho, empresa que prometia lucros com criptomoedas. As ofertas da empresa lesaram inúmeras famílias brasileiras com a imagem do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho.

Tanto ele quanto seu irmão podem ter se envolvido com as operações, acreditam os deputados, que pediram sua presença na Câmara para esclarecimentos. O dono da empresa, Marcelo Lara, também está entre os aguardados para depor.

Enquanto isso, os deputados pediram a quebra de sigilo bancário de uma série de plataformas digitais ligadas ao setor de turismo, que são: 123milhas, MaxMilhas, HotMilhas, Booking e Hotel Urbano (HURB), empresas com alto número de queixas no Reclame Aqui.

As medidas poderão afetar principalmente os líderes dos negócios caso aprovadas, como João Ricardo Rangel Mendes (Hotel Urbano), Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira (123 Milhas Viagens e Turismo Ltda, MaxMilhas e HotMilhas), Nelson Benavides Mateus Junior (Booking).

Ou seja, enquanto analisa as denúncias no mercado de criptomoedas, fintechs de turismo também entraram na mira da CPI das Pirâmides Financeiras após escândalos e reclamações de clientes.

Gol, Azul e Latam deverão depor em CPI

No âmbito da Comissão de Inquérito Parlamentar, o Deputado Caio Vianna (PSD-RJ) também protocolou um pedido para conversar com representantes de companhias aéreas. Caso seu requerimento seja aprovado, Gol, Latam e Azul deverão enviar seus representantes para depor como testemunhas.

“Requer a convocação, na condição de testemunhas, de representantes das companhias aéreas Gol, Azul e Latam, para prestar depoimento perante esta Comissão Parlamentar de Inquérito.”

A intenção da convocação envolve identificar mais detalhes do possível golpe aplicado pela 123milhas em seus clientes, após cancelar passagens na linha promo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias