A criptomoeda do Facebook havia pedido ao governo do Brasil o registro de sua marca. Conforme divulgação no dia 17, porém, a empresa parece ter desistido do registro feito anteriormente.
A Revista de Propriedade Intelectual (RPI), é de propriedade do INPI, ligada ao Ministério da Economia. Sua divulgação é feita a cada sete dias, em média, divulgando solicitações relacionadas a patentes.
Nos últimos dias, por exemplo, chamou atenção que a empresa Block.one entrou com um pedido para registrar sua marca no Brasil. A empresa é a responsável pela criação e desenvolvimento da criptomoeda EOS, além de outros produtos. Tal pedido de registro foi deferido pelo governo brasileiro, fato que animou a comunidade da moeda EOS no Brasil.
Contudo, a aguardada Libra, criptomoeda do Facebook, fez o caminho contrário ao da Block.one. A associação que cuida da moeda pediu ao governo brasileiro a desistência do pedido de registro de marca.
Libra desiste, parcialmente, de registro de marca no Brasil
De acordo com uma publicação na Revista de Propriedade Intelectual, nesta terça (17), a Libra, criptomoeda do Facebook, pode ter desistido do seu registro de marca no Brasil.
Ainda que parcial, não fica claro, apenas com a publicação, se haverá mais desistência aprovada em breve. A edição 2567, publicada em 17 de março de 2020, mostra a informação ao público.
Desistências solicitadas e atendidas: Software de computador para tributação, processo de conformidade e controle para a indústria de criptomoedas; plataformas de software de computador de relatório de contabilidade e tributação e processo de controle e conformidade para a indústria de criptomoedas; software para coleta de dados de gestão tributária; e software de gestão tributária; software de preparação de impostos.
A reportagem do Livecoins entrou em contato com a empresa que cuida do registro da Libra Association no Brasil. A Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira, com sede no Rio de Janeiro, é quem tem feito a procuração para a Libra Association. A reportagem será atualizada assim que forem enviadas as informações solicitadas ao escritório.
Criptomoeda do Facebook segue com data de lançamento indefinida
A criptomoeda do Facebook foi uma das novidades do ano de 2019 no criptomercado. Com um anúncio bombástico, a empresa do bilionário Mark Zuckerberg anunciou a entrada no setor de meios de pagamentos.
O projeto chamou a Libra inclusive de uma stablecoin, que teria uma blockchain própria. Isso porque, a moeda era imaginada para ser de um preço estável, com baixa volatilidade.
Dessa forma, o Facebook e a associação Libra imaginaram criar uma moeda lastreada em outras moedas fiduciárias. Ou seja, a Libra teria seu preço associado ao Dólar, Yen, Euro e outras moedas mais.
Contudo, não demorou muito para que governantes e empresas deixassem claro o receio do audacioso projeto. Para os dirigentes de bancos centrais, a novidade caiu como uma bomba, uma vez que estaria sendo criada uma grande concorrente aos BCs. Com isso, a Libra tem sido cada vez mais colocada para escanteio, com dificuldades perante legislações nada amistosas.
Em 2020, a Libra continua afirmando que será lançada, mesmo com ceticismo de alguns. A data prevista para lançamento da Libra ainda segue indefinida.