O Facebook está pronto para lançar sua criptomoeda já no primeiro semestre de 2019, informou o New York Times. No ano passado, O Livecoins mostrou vários rumores que sugeriam a atenção da gigante das redes sociais para a indústria de moedas digitais e blockchain.
A matéria da NY Times publicada nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, informa que a empresa está conversando com corretoras de criptomoedas para negociar o novo ativo digital.
A matéria diz também que o Facebook vai integrar pagamentos com criptomoedas em seus serviços de mensagens. Isso inclui portanto, três aplicativos que pertecem ao facebook – o Messenger, WhatsApp e Instagram. Assim, mais de 2,7 bilhões de usuários podem se beneficiar do uso da nova criptomoeda do Facebook.
A criptomoeda do Facebook
O primeiro rumor sobre a criptomoeda do Facebook surgiu em dezembro de 2018. Na ocasião, fontes diziam que a “Facebook Coin” estaria disponível apenas para usuários do WhatsApp na Índia. Mas o lançamento em mais aplicativos faz mais sentido, pois a empresa pode ter como alvo uma base maior de usuários.
As fontes afirmaram que a nova criptomoeda será uma stablecoin (Moeda com preço fixo). Além disso, seu valor estará vinculado a três moedas nacionais diferentes, em vez de apenas uma.
Uma matéria da Bloomberg sugeriu que o Facebook terá como alvo o “mercado de remessas na Índia”, com base na massiva base de usuários do WhatsApp do país.
Perceba que o Facebook não é a primeira empresa que planeja lançar uma moeda digital para aplicativos de mensagens. O aplicativo de mensagens Telegram, desenvolvido na Rússia, anunciou planos semelhantes. O fundador do Telegram, Parel Durov, planeja lançar o Telegram Open Network (TON), juntamente com sua criptomoeda nativa ‘Gram’, este ano. A Telegram conseguiu arrecadar US $ 1,7 bilhão para seu projeto TON.
O lançamento da rede TON, da telegram ocorrerá este mês (março). Os analistas prevêem que o token Gram poderia ter um valor de mercado de US $ 30 bilhões.
Além das duas gigantes de mensagens, os aplicativos de mensagens Kakao e Line planejam ter seu próprio token nativo para pagamentos no aplicativo e outros serviços da empresa.
Facebook não para de investir em Blockchain
No ano passado o Facebook dobrou seus esforços na tecnologia blockchain. Embora a empresa não falado muito sobre isso, até recentemente, o CEO Mark Zuckerberg falou um pouco. No início deste mês, o Facebook adquiriu a startup de blockchain Chainspace.
A Chianspace é uma “plataforma de contratos inteligentes em escala planetária”. Ela “atende às expectativas modernas de poder de processamento, tornando-a a plataforma preferida para aplicações complexas do mundo real”.
Em uma recente entrevista ao professor de Direito de Harvard, Jonathan Zittrain, Zuckerberg disse que ele está “potencialmente interessado” em colocar o login do Facebook no blockchain.
O Facebook, que enfrentou uma enorme violação de segurança de dados no ano passado com o escândalo da Cambridge Analytica, agora está apostando na blockchain. Além do login baseado em blockchain, o Facebook também planeja trazer outros aspectos de segurança de dados na rede blockchain.
2019 será, com certeza, um ano empolgante para o mercado de criptomoedas.