A Dogecoin (DOGE), criptomoeda favorita de Elon Musk, disparou 7% em apenas 10 minutos na tarde desta segunda-feira (30) após o Financial Times afirmar que o Twitter está correndo atrás de licenças regulatórias para desenvolver seu sistema de pagamentos.
No entanto, a criptomoeda devolveu quase todo seu ganho nos minutos seguintes. Afinal, fontes do FT também afirmaram que Musk planeja integrar moedas fiduciárias em um primeiro momento. Ou seja, as criptomoedas estariam em segundo plano.
Apesar de não ter comentado sobre o assunto, o CEO do Twitter fez piada com a falida corretora FTX nesta manhã, destacando que será difícil que clientes e credores consigam reaver suas economias.
Twitter começa a solicitar licenças regulatórias para lidar com pagamentos
Após reassumir o controle do site X.com, Elon Musk pediu aos seus seguidores o que deveria fazer com o mesmo. Anos depois, o bilionário teve a ideia de criar um “super aplicativo” que pode ser utilizado para socializar, realizar pagamentos e mais.
Sendo assim, tanto a compra do Twitter quanto a introdução de um sistema de pagamentos no mesmo podem fazer parte dessa sua ideia.
Segundo o Financial Times, o Twitter já “começou a solicitar licenças regulatórias nos EUA e a projetar o software necessário” para ser mais que uma rede social comum. Conforme seu maior rival, o Facebook, falhou ao criar uma criptomoeda própria, isso pode ter influenciado Musk a não tomar o mesmo caminho.
Portanto, o novo sistema de pagamentos do Twitter utilizará moedas fiduciárias em um primeiro momento, disseram as fontes do FT. No entanto, a integração de criptomoedas estaria engatilhada para ocorrer no futuro.
O voo de galinha da Dogecoin
Elon Musk não apenas aceita Dogecoin por seus produtos como também pressiona que outros empreendedores façam o mesmo. Como exemplo, voltou a pedir, na última sexta-feira (27), que o McDonald’s aceite DOGE em suas lanchonetes.
Portanto, seria natural imaginar que a DOGE fosse a primeira criptomoeda a ser adotada pelo Twitter. Com a notícia que o Twitter está correndo atrás de licenças, a DOGE disparou 7% em apenas 10 minutos, mas todo entusiasmo acabou rápido conforme parte deste ganho era revertido.
O motivo pode ser a hesitação de Musk em trabalhar com criptomoedas em um primeiro momento, como destacado acima. Ou seja, pode demorar até que a DOGE tenha exposição gratuita no Twitter.
Por fim, a DOGE segue com uma alta de 22,59% desde o início do ano. Embora esteja atrás dos 39% e 34% do Bitcoin e Ethereum, respectivamente, ainda está entre as 10 maiores criptomoedas do mercado.