Um novo estudo realizado pela Coinshares, uma empresa de pesquisa e estratégias de investimentos relacionadas ao mercado de criptomoedas, apontou que a energia gasta por mineração de Bitcoin iria para o lixo.
O estudo foi realizado por três analistas da empresa e foi lançado no último dia 26 de novembro, dizendo que na prática um dos maiores pontos de crítica à tecnologia Bitcoin estaria equívocado, de acordo com dados históricos analisados.
Um dos dados que haviam sido levantados sobre esta atividade, é que só a mineração de Bitcoin estaria consumindo mais energia do que 150 países juntos, isso alarmou o mundo visto que os tempos atuais são de cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade nas operações.
A Coinshares levantou que os mineradores em geral estariam com prejuízo no momento de preços baixos pelo qual passa o mercado, porém a mineração de Bitcoin pode estar utilizando energia excedente que seria retirada da rede e consumida de outra forma.
Com isso, a energia que poderia ter sido aterrada ou até perdida (“ido para o lixo”), está sendo utilizada pelos mineradores de Bitcoin.
Outro fato de destaque no estudo é que se a demanda de mineradores continuar acontecendo, o investimento em pesquisa e desenvolvimento ligadas ao setor de energias renováveis será incentivado.
A China possui a maior parte da mineração de Bitcoin do mundo em seu território, principalmente devido a baixos custos de energia e baixas temperaturas que ajudam no resfriamento dos ASICS, e foi apontado no relatório que cerca de 77.6% estão utilizando energias renováveis no processo.
Conforme apontado pelo Livecoins recentemente, uma empresa Canadense afirmou em seu relatório de desempenho trimestral que estava a ter lucros com a atividade, mas que com as quedas nos preços os mesmos estariam diminuindo. A mesma também utiliza energias renováveis para minerar Bitcoin.
Para quem quiser conhecer mais detalhes do levantamento de dados realizado pela Coinshares deve acessar o seu site oficial, do qual há várias pesquisas disponíveis de forma gratuita e vários levantamentos .