Enquanto a migração para proof-of-stake ajudou o Ethereum (ETH) a ganhar 70%, seu maior clone registrou ganhos ainda maiores. Subindo 82% nos últimos sete dias, o Ethereum Classic (ETC) promete ser um refúgio para mineradores abandonados por Vitalik Buterin.
Criada em 2016 após a controversa decisão do Ethereum sobre o hack da The DAO, o Ethereum Classic nunca foi grande ameaça devido à falta de apoio por desenvolvedores, como o próprio Buterin. O mesmo desdém pode ser observado pela falta de projetos e, por consequência, investidores.
Entretanto, o ETC conseguiu manter-se vivo por seis anos e ser a 22.ª maior criptomoeda do mercado não é tão ruim para um mero fork. Em outras palavras, o Ethereum Classic pode ser um “plano b” caso surjam problemas no proof-of-stake do ETH.
Ethereum Classic pode salvar parte do ramo da mineração
Usado pelo Bitcoin desde seu nascimento, o Proof-of-Work (PoW) provou ser um sistema robusto e seguro. Entretanto, em busca de escalabilidade, o Ethereum abandonará tal modelo nos próximos meses, passando a ser Proof-of-Stake (PoS).
Com isso, os mais afetados serão os mineradores, que perderão toda a sua receita. Claro que estes poderão migrar seus equipamentos para outras criptomoedas, como Ethereum Classic (ETC), Ravencoin (RVN) e outras menores.
Entretanto, embora o ETC seja a 22.ª maior criptomoeda do mercado, sua capitalização de mercado ainda está bem longe do ETH. Para ser mais exato, o ETC é 54 vezes menor que seu “irmão gêmeo”, o que limitaria a receita de mineradores que migrarem para esta moeda.
Mesmo assim, o ETC conseguiu ter ganhos superiores ao do ETH nesta semana, saltando 82% e surpreendendo a todos. O motivo pode ser uma aposta de que a migração do ETH para PoS será um fracasso.
“Mais de US$ 15 bilhões em equipamentos de mineração não poderão mais ser usados no Ethereum (ETH), com a maioria migrando para o Ethereum Classic (ETC),” escreve um investidor. “Os investidores institucionais preferem o ETC pelos fundamentos. Não pelos vigaristas de NFT e seus spams.”
Over $15 billion of mining equipment will no longer be usable on #ethereum, with the majority migrating to #EthereumClassic $etc. Institutional investors prefer ETC for the fundamentals. Not the #NFT grifters and their spam. @EthClassicDAO. It’s about to get intense. #Bitcoin
— ETC Sage Capital (@EtcSage) July 18, 2022
Além da grande diferença de valor de mercado, também é notável que o ETC acumula bem menos projetos em seu ecossistema. Portanto, é difícil acreditar que alguém, além de mineradores e velhos investidores, tenha interesse na sua rede.
Sendo assim, o Ethereum Classic continua sendo um Plano B, uma aposta para quem confia mais em Proof-of-Work do que na fama do Ethereum e na liderança de Vitalik Buterin. Para completar a comparação, o ETC precisaria valorizar 54 vezes, chegando a US$ 1.400 por unidade, para ultrapassar o ETH, algo difícil de acontecer.