A Wells Fargo é uma das empresas de crédito financeiro mais conhecidas e mais importantes dos Estados Unidos. Um de seus antigos consultores financeiros foi acusado de ser um dos líderes de um esquema de pirâmide que arrecadou US$33 milhões em um golpe focado em médicos da Flórida.
O representante registrado, James Seijas, que foi acusado de fazer parte do esquema de pirâmide, trabalhou como consultor financeiro para a Wells Fargo de 2013 até 2019, de acordo com o site Investment News.
Seijas, junto de outro negociante chamado Michael Ackerman e o médico Quan Tran, criaram um grupo de negociação com criptomoedas chamado “Q3 Trading Club”. O esquema teria operado de 2017 até dezembro de 2019, de acordo com informações apresentadas em um processo movido contra os líderes.
Segundo os reclamantes, o trio disse que o dinheiro arrecadado seria usado para investir em criptomoedas utilizando um algoritmo proprietário desenvolvido por Ackerman.
Tais golpes com algoritmos milagrosos são bem comuns no criptomercado, alguns até usam a imagens de celebridades para tentar passar credibilidade.
Mais de 100 pessoas e entidades, muitas ligadas à medicina, foram induzidas a investir no tal algoritmo, que não passava de um clássico golpe ponzi, onde o dinheiro de investidores novos era utilizado para pagar os antigos.
Mesmo assim, os reclamantes afirmam que a maioria do dinheiro foi gasto de forma indevida pelos líderes.
Enquanto o ex-consultor da Wells Fargo, James Seijas, e Akcerman utilizaram o seu passado ligado ao mercado financeiro para gerar confiança, Quan Tran usou a sua posição como cirurgião para incentivar outros médicos.
Apesar de Seijas não ser mais membro dos consultores financeiros da Wells Fargo, não se sabe o quanto ele usou essa posição para ludibriar investidores. A Wells Fargo Services chegou a ser mencionada no processo aberto pelos clientes prejudicados do golpe.
No entanto, segundo o Investment News, uma porta-voz da empresa disse que a companhia não tem nenhuma informação para compartilhar com a imprensa.
Promessa de 15% de retorno ao mês
Os advogados de Quan Tran e de Seijas não responderam às perguntas feitas pelo site de notícias.
Em fevereiro desse ano o Departamento de Justiça de Flórida acusou Ackerman de fraude e lavagem de dinheiro. Seijas e Tran não foram formalmente acusados até o momento.
Um outro detalhe muito importante é que um dos chamativos do esquema era um retorno de 15% ao mês com o investimento passivo no tal do algoritmo. Esse tipo de retorno é bem alto e é algo que deve sempre gerar desconfiança quando falamos em investimento em qualquer mercado.
É importante cuidar do seu dinheiro, sempre. Por isso fuja de todas as promessas milagrosas e principalmente daquelas que oferecem ganho fixo em um mercado variável. Casos como a FX Trading, Midas Trend, Unick Forex e vários outros também faziam esse tipo de promessa.