O Facebook é uma das maiores redes sociais em uso no mundo, e a empresa ainda possui outras redes como o Whatsapp e Instagram.
De acordo com um levantamento do site Oficinadanet de Junho de 2018, o Facebook é a maior rede social em número de usuários, e no top 5 ainda aparecem o Facebook Messenger, Instagram e Whatsapp, todos da mesma empresa. O outro seria o Youtube na segunda colocação, que pertence ao Google.
Visto isso, um anúncio de que o Facebook estaria a contratar engenheiros de blockchain chamou a atenção do mercado mundial.
A vaga, que no momento de escrita desta estaria anunciada há dois dias no LinkedIn da empresa, foi visualizada por apenas 112 pessoas e continha apenas 1 assinatura no momento de escrita desta.
Na descrição da mesma, o texto explica que a empresa está em busca de um engenheiro de software experiente para se juntar a equipe, com dedicação em tempo integral.
Dentre as linguagens de programação necessárias que estão como requisitos, o desenvolvedor deve ter +6 anos de experiência com C, C++, Java e/ou C#. É necessário ser Bacharel em Ciência da Computação ou área relacionada.
De acordo com a CCN, o Facebook em agosto de 2018 estaria estudando desenvolver na rede Stellar, rumores esses negados pela empresa.
Mas a contratação de um engenheiro blockchain, sem especificar o que o mesmo fará de específico faz com que rumores voltem a tona.
O Facebook havia ainda em 2018 proibido publicidades relacionadas a criptomoedas, um cenário que foi revisto após isso.
Um outro caso sério que a empresa enfrenta na justiça norte-americana seria o vazamento de dados dos usuários, que supostamente ajudou a eleger Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos.
A empresa já vem aparecendo no cenário das criptomoedas com frequência, e este caso então o coloca na linha de frente, pois qual a função da blockchain para o gigante das redes sociais?
Será que a empresa está planejando criar uma rede blockchain própria, ou ainda desenvolver em cima de alguma blockchain já existente? Será que veremos o Facebook utilizar blockchains públicas?
Perguntas no ar, vamos atrás de respostas, e assim que possível traremos as mesmas.