Após um falso comunicado de imprensa envolvendo a Litecoin (LTC) e o Walmart no mês passado, hoje outra grande criptomoeda, a Ripple (XRP), passou pela mesma situação.
A fake news foi publicada pelo Accesswire, famoso site destinado a publicar comunicados de imprensa de companhias pública e privada, além de agências. O custo de tal publicação é baixo quando comparado ao lucro que os autores destas fake news podem obter.
A provável intenção destas fake news é mudar o humor do mercado, fazendo com que o preço das moedas suba para que os envolvidos possam lucrar com este movimento. Todavia é difícil analisar o real impacto sobre o preço da XRP, conforme todo o mercado de cirptomoedas se mostrou positivo após falas do FED e do BIS.
Surgimento de fake news em sites mainstream
Como as notícias apresentam grande influência na decisão do mercado de comprar ou vender certa criptomoeda, a mídia mainstream está sendo alvo destes ataques.
No mês passado, a LTC teve uma valorização de 35% em cerca de 15 minutos após a publicação de uma fake news sobre a adoção da criptomoeda pelo Walmart. A notícia, também publicada em um grande site de anúncios de imprensa, o Globenewswire, chegou a enganar a própria equipe do Litecoin que repostou seu link no Twitter.
O site no qual a notícia foi publicada, anunciou que está trabalhando com autoridades governamentais para prender o autor da fake news.
Fake news sobre caso SEC vs Ripple
A SEC instaurou um processo contra a Ripple em dezembro do ano passado, acusando a empresa de ter arrecadado 1 bilhão de dólares, 5,4 bilhões de reais na cotação atual, através de uma venda de títulos não regulamentados, neste caso da própria moeda nativa do protocolo Ripple, a XRP.
Devido a esta importante briga contra a justiça americana, embora a XRP tenha aumentado o seu valor de mercado em relação a data anterior ao processo, a moeda caiu da terceira posição em valor de mercado para oitava posição ao longo deste ano. No momento, a moeda ocupa a sexta colocação.
Caso a Ripple vença este processo, isso pode mudar o humor do mercado, fazendo com que o preço da moeda suba conforme o co-criador, Christian Larsen, e o atual CEO, Bradley Garlinghouse, sejam declarados inocentes.
Aparentemente este foi o motivo da fake news, tentar elevar o preço da XRP assim como aconteceu com o LTC para então obter lucro com a venda de XRP. O falso comunicado de imprensa foi falsamente assinado pelo CBO da Ripple, Eric van Miltenburg.
Conforme todas as moedas estão subindo no dia de hoje devido a fala do presidente do FED que não tem intenção de banir as criptomoedas e também devido ao relatório do BIS sobre a coexistência de CBDCs e stablecoins, é difícil mensurar o impacto real que a fake news teve no preço da XRP.
Nas últimas 24 horas, a XRP teve uma valorização de cerca de 11%, cotada em 1,03 dólar. Mesmo assim a moeda está longe do seu topo histórico, de 3,84 dólares por unidade, tanto por conta do processo da SEC quanto pela concorrência.