A governadora do estado de Michigan, nos Estados Unidos, recebeu uma carta com ameaças de morte e um pedido de cerca de US $ 2 milhões em Bitcoin para que “tenha a vida preservada”.
Além da governadora Gretchen Whitmer, os remetentes da carta também ameaçaram os funcionários públicos do estado.
De acordo com o site Detroit Free Press a carta exige que a governadora transfira cerca de US $ 2 milhões (aproximadamente R$ 10.8 milhões) em Bitcoin até o dia 25 de janeiro, caso contrário, os funcionários do estado “morrerão”.
As autoridades sinalizaram que a ameaça é apenas um esquema de extorsão e se recusaram a divulgar detalhes da carta.
“A Polícia do Estado de Michigan leva muito a sério qualquer ameaça feita contra funcionários ou outros”, disse uma porta-voz da polícia estadual em um comunicado.
“Ao sermos notificados desta carta pelo Escritório Executivo em meados de dezembro, nós a examinamos. Parte dessa revisão incluiu consultoria com o Michigan Intelligence Operations Center. Em última análise, determinou-se que não era uma ameaça confiável.”
Apesar disso, a notícia surgiu dias depois que apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o Capitólio dos Estados Unidos na quarta-feira (6), e meses depois que o FBI frustrou um suposto plano para sequestrar e matar a governadora.
Michigan Gov. Gretchen Whitmer received a letter last month saying state employees would die unless the anonymous sender received $2M in Bitcoin by Jan. 25, Michigan State Police said. https://t.co/sW2XJuJyrD
— The Detroit News (@detroitnews) January 10, 2021
Hackers e golpistas estão cada vez mais confiando em criptomoedas, especialmente o Bitcoin, para ameaçar pessoas em todo mundo. Isso, devido ao anonimato que a criptomoeda pode proporcionar.
Nos últimos meses uma onda crescente de ameaças surgiram em todo mundo, com a maioria se revelando apenas um golpe de extorsão.
Em dezembro golpistas ameaçaram explodir a loja de um empresário russo se ele não pagasse uma quantia em Bitcoin.
Diversas pessoas no Canadá receberam cartas com um pó branco e ameaças de morte por envenenamento caso não pagassem também um quantia em Bitcoin.
Várias pessoas ao redor do mundo têm sofrido com extorsões onde os golpistas garantem que filmaram a vítima em um momento intimo e prometem vazar o suposto vídeo caso um valor em Bitcoin não seja pago.
Os golpistas agora parecem estar ficando mais audaciosos e estão tentando extorquir as autoridades.
Apesar de a polícia afirmar que se trata de um simples golpes de extorsão, as pessoas devem se manter vigilantes o tempo todo, já que nunca se sabe se um golpista vai fazer o que prometeu.
Na índia, por exemplo, um menino de apenas 8 anos foi sequestrado por golpistas que exigiam um resgate em Bitcoin, antes disso os criminosos ameaçaram o pai da criança
Felizmente, a polícia conseguiu resgatar o menino e prender os sequestradores.