O estado de Israel anunciou que apreendeu milhões em criptomoedas em uma operação contra o grupo Hamas nos últimos dias.
Esse grupo é considerado terrorista por Israel, Reino Unido e Estados Unidos, que consideram a organização sediada na Faixa de Gaza bem armada e com muitos recursos financeiros a sua disposição.
Em 2021, a tensão em Gaza levou a novos confrontos do Hamas com Israel, deixando um rastro de destruição e mortes que chamou atenção do mundo em maio daquele ano. Mas essa situação continua uma linha tênue e delicada na relação entre os dois lados.
Após operação, Israel anuncia que apreendeu milhões em criptomoedas do Hamas
O Ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, anunciou a apreensão de milhões em criptomoedas do Hamas. As informações foram publicadas pelo site Israel Hayom.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Segundo ele, foi assinado uma ordem de apreensão de 2,6 milhões de criptomoedas em Shekel israelense, o que dá cerca de R$ 4,6 milhões hoje.
Esse valor estava em uma corretora de criptomoedas que estava sendo investigada por ter relações com o grupo considerado terrorista por aquele país. Ou seja, os fundos na empresa foram apreendidos e confiscados pelo estado israelense.
Essa foi uma das maiores apreensões de criptomoedas já feita por Israel nos últimos anos, segundo apuração. Vale lembrar que esse país recentemente buscou no mercado a contratação de um especialista em criptomoedas para aumentar a experiência neste setor, visto que a guerra com o Hamas tem envolvido cada vez mais o uso da tecnologia.
Operação conjunta para acabar com essa fonte de financiamento e corretora foi considerada terrorista
Segundo divulgado pelas autoridades israelenses, essa operação foi feita de forma conjunta pela Direção de Inteligência Militar, departamento de crimes cibernéticos e o setor de contra-terrorismo econômico do Ministério de Defesa do país.
Com essa operação que apurou que milhões de dólares saíram dessa corretora de criptomoedas para o Hamas, o estado de Israel considerou essa plataforma parte do grupo terrorista.
Como o Hamas encontra dificuldade em se financiar através de bancos, as criptomoedas foram uma solução encontrada para tentar receber dinheiro e manter sua luta contra Israel na Faixa de Gaza, uma região marcada por conflitos militares há décadas.
Após a operação resultar positivamente para Israel, o Ministro da Defesa afirmou que continuará perseguindo fundos de terroristas. Mesmo com o Hamas se atualizando com a moeda digital para contornar os caminhos tradicionais de envio de dinheiro, Israel garante que também está se modernizando para seguir o dinheiro e melhorar o seu sistema de segurança.