Andy Bromberg, cofundador e CEO da startup de criptomoedas CoinList, afirmou recentemente que acredita que o mercado das criptomoedas se vai manter “quieto” durante este ano, enquanto novos projetos são desenvolvidos.
De acordo com o Yahoo Finance, Bromberg afirmou que o entusiasmo à volta das ofertas iniciais de moedas (ICOs) e do mundo das criptomoedas em geral começar a descer é bom para o ecossistema.
“Tivemos essa primeira onda de grande repercussão em torno de ICOs em 2017, no início de 2018 e, em seguida, um pouco de recuo. E agora, em 2019, parece que as pessoas estão focadas em construir … Acho que o mercado vai manter-se quieto por um tempo, enquanto as pessoas se concentram em realmente criar coisas.“
De acordo com o CEO da CoinList, empresa que ajuda a lançar ofertas iniciais de moedas de empresas em fase embrionária selecionadas à mão, o mercado no estado atual assemelha-se à Mesopotâmia e ao “berço da civilização,” no sentido que todos têm os ingredientes certos, falta apenas concentração para se criarem projetos que serão os pilares do futuro.
Os comentários do CEO vêm num mês em que a VanEck desistiu de listar um Exchange-Traded Fund (ETF) do Bitcoin em mercados regulados, e em que o CEO da mesma empresa, Jan Van Eck, afirmou que investidores de criptomoedas estão a interessar-se pelo ouro. Isto, depois de um ano em que o preço da criptomoeda caiu mais de 80%.
A CoinList em si, de acordo com o relatório, está numa posição difícil, visto o seu negócio ser promover ICOs, uma forma de angariar fundos olhada de lado por vários governos depois da queda abrupta do mercado no ano passado. Esta, no entanto, promoveu apenas cinco desde que foi criada, e para investidores credenciados com um patrimônio superior a US $1 milhão ou mais de US $200,000 em rendimentos anuais.
Nenhuma das empresas que promove lançou ainda o seu token. Quanto a isto, Bromberg notou que há sempre riscos em investimentos, mas que algumas empresas – como as que promove – agem como se lidassem com o mercado regulado.
Democratizar o mundo financeiro
Quando questionado acerca da exclusividade dos ICOs que a CoinList oferece, Bromberg afirmou que gostava de poder ajuda a democratizar mais o mundo financeiro, mas que “infelizmente” tem que seguir os regulamentos que existem hoje em dia.
Apesar de apenas promover e vender tokens a investidores credenciados, afirma que existe ainda um nível de democratização, pois comparando o mercado de investimentos em empresas embrionárias de há uns anos atrás, os ICOs que oferece estão disponíveis para “milhares de pessoas em todo o mundo.”
Para muitos, o crescimento do mercado das criptomoedas está associado à democratização do mundo financeiro, no sentido de que todos devem ter as mesmas oportunidades, não apenas investidores que possam estar em posições privilegiadas de poderem acarretar com o risco.