Dos eventos que levaram o Bitcoin a cair neste mês de março, o ‘fantasma da Mt. Gox’ foi um dos maiores deles. Afinal, a data limite para a liberação de cerca de 138.000 bitcoins (R$ 14,3 bilhões) estava marcada para esta sexta-feira (10).
No entanto, um documento publicado pela Mt. Gox na quinta-feira (9) aponta que a data foi adiada novamente. Segundo a corretora, o prazo foi estendido para o próximo mês, sendo mais exato, para o dia 6 de abril.
Embora alguns credores apontem que não tem intenção de vender seus bitcoins, analistas sentem que o retorno destas moedas pode causar uma grande pressão vendedora no mercado.
Mt. Gox adia plano de reembolso novamente
Em comparação, a corretora Mt. Gox foi como a Binance de sua época, talvez ainda maior em termos de dominância de mercado. Apesar disso, um grande hack deixou a corretora insolvente, levando-a a falência no início de 2014.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
No entanto, alguns milhares de bitcoins foram salvos e, desde então, os clientes lesados tentam reaver parte de seus investimentos. Segundo sites que monitoram as carteiras ligadas a Mt. Gox, a falida corretora ainda possui 137.890 BTC (R$ 14,3 bilhões) a serem distribuídos.
O início deste reembolso estava previsto para esta sexta-feira (10). Porém, o site da Mt. Gox foi atualizado nesta quinta-feira (9), apontando que a data foi adiada novamente, agora para o dia 6 de abril.
“O Administrador da Recuperação alterou o prazo para Seleção do Método de Reembolso e Registro das Informações do Beneficiário de 10 de março de 2023 (horário do Japão) para 6 de abril de 2023 (horário do Japão).”
Data final dos pagamentos da Mt. Gox também foi estendida
Completando as informações, um documento de três páginas revela que a data final dos reembolsos também foi alterada. Com permissão da corte que está acompanhando o caso, a Mt. Gox conseguiu adiar o prazo final por mais um mês.
“Tendo obtido a permissão do tribunal, o Administrador da Recuperação também alterou o Prazo Base de Reembolso, o Prazo de Reembolso Antecipado e o Prazo de Reembolso Intermediário de 30 de setembro de 2023 (horário do Japão) para 31 de outubro de 2023 (horário do Japão) após a alteração do prazo para a Seleção e Inscrição.”
Por fim, a Mt. Gox, falida corretora de Bitcoin que já foi a maior do mundo, cita que “a menos que haja motivos inevitáveis, será difícil uma nova prorrogação do prazo”. Ou seja, tudo indica que estas serão as datas limites e seus clientes finalmente conseguirão reaver parte de suas perdas.