Economista que previu crise de 2008 quer impeachment de Bukele por adoção do Bitcoin

Nouriel Roubini
Nouriel Roubini/Reprodução

Assim como outros críticos do Bitcoin, o economista Nouriel Roubini voltou a aparecer após a recente queda da maior criptomoeda do mundo. Na ocasião, ele afirma que Nayib Bukele, presidente de El Salvador, deve sofrer um impeachment por estar quebrando a economia de seu país.

O curioso desta história é que Roubini nunca quis oferecer um prêmio “Nobel de Economia” para Bukele quando o Bitcoin estava subindo. Ou seja, está aproveitando momentos de correção para tentar lacrar.

Hater de carteirinha, Roubini afirmabva que o Bitcoin era uma bolha ainda quando o ativo estava sendo negociado entre 7 e 10 mil dólares, em 2018.

Impeachment de Nayib Bukele, presidente de El Salvador

Além de seu ódio contra o Bitcoin e outras criptomoedas, Roubini já conseguiu irritar grandes players da indústria como Changpeng Zhao, o CEO da Binance. Na época, em 2019, CZ perguntou quem era o idiota da história, alguém que estava construindo algo que acredita ou um cara que vai a conferências chamar o bitcoin de fraude.

Desta vez o alvo de Roubini foi Nayib Bukele, presidente de El Salvador. Sua fala aconteceu neste domingo (23) após o Bitcoin cair e as compras do país caribenho estarem com um prejuízo de 25%.

“O experimento de El Salvador com Bitcoin é um desastre absoluto: quem detinha o BTC perdeu 50%, o spread do país está no teto e a sua classificação de crédito está perto da falência. Deviam fazer um impeachment nesse palhaço [chamado] @nayibbukele, um presidente criminoso que está falindo o país!”

Quanto a classificação de risco, Roubini está se referindo ao rebaixamento da nota de El Salvador pela agência Moody’s na terça-feira passada (18). Em relação a isso, Bukele afirmou que El Salvador não dá a mínima.

Não é só o Bitcoin que cai, Roubini

Embora as ligeiras quedas do Bitcoin possam assustar os mais novatos, é válido notar que todas moedas fiduciárias sofrem desvalorização.

Como exemplo, nosso real perdeu 71% de seu valor em relação ao dólar nos últimos dez anos, sendo 41% nos últimos quatro. Sem esperança de retorno. Já a lira turca caiu 33% em apenas sete dias, não muito distante do atual cenário do Bitcoin.

Todavia, Nouriel Roubini não parece interessado nas políticas monetárias destes países. Afinal, seu único proposito é odiar o Bitcoin, e outras criptomoedas, de forma cega.

Já o dólar, embora seja referência por ser a moeda mais utilizada no mundo como unidade de conta, está com a inflação mais alta dos últimos 40 anos. Como você pode imaginar, Roubini não foi ao Twitter pedir o impeachment de Biden.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias