Com a popularização da série Round 6 da Netflix, conhecida como Squid Game em inglês, golpistas aproveitaram-se desta fama para enganar várias pessoas ao criar um token de mesmo nome, faturando milhões de dólares.
O novo episódio deste golpe envolve a denúncia de que estes golpistas usaram 116 milhões de dólares (R$ 650 milhões) deste golpe para comprar Shiba Inu (SHIB), moeda meme que tornou-se popular neste ano e chegou a disputar posição com a Dogecoin (DOGE).
Com isso, usuários da comunidade da Shiba Inu estão preocupados que esta nova baleia de Shiba possa manipular o preço da moeda, bem como trazer má fama para ela, afastando novos investidores.
Sherlock Holmes
A descoberta foi feita por um usuário do Reddit, chamado EmployerOld9406, que afirma ter realizado uma ligação entre o endereço original dos golpistas da Squid Game até esta compra de Shiba, após rastrear várias transações.
“A baleia de 3 trilhões de Shib é realmente o criador do Squid Game que enganou várias pessoas. Eu acompanhei as transações, elas passam por tantas carteiras, mas a primeira carteira de saída é uma carteira do Squid Game. Acho que podemos ter um manipulador.”
O endereço em questão conta com 3,2 trilhões de Shiba Inu (SHIB), equivalente a 650 milhões de reais, depositados em três transações. Com tantas moedas, muitos usuários da comunidade da Shiba demonstraram ódio por estes golpistas, temendo que sua moeda ganhe má fama e/ou seu preço seja manipulado.
Baleia pode derrubar o preço da Shiba
Uma das maiores preocupações da comunidade é que esta baleia use estes tokens para derrubar o preço da Shiba, afinal mesmo listada em grandes exchanges, uma venda de 650 milhões de reais pode causar pânico no mercado desta memecoin.
Um usuário chegou a comentar na página do endereço no EtherScan para que os golpistas enviem este dinheiro para um endereço de queima, fazendo com que os fundos fiquem inacessíveis para sempre.
“QUEIMA ESSA M****”
De qualquer forma, esse caso mostra que a transparência da blockchain permite o rastreamento de fundos, podendo ser utilizado para solucionar crimes. Apesar disso, até o momento não há mais pistas sobre quem são os golpistas.