Ronaldo Silva (Bitcoin RS) promove nova moeda, será furada?

CEO da CashHand afirma que projeto não é scam nem golpe!

-

Siga no
Segundo Ronaldo, ter perdido dinheiro na MMM o inspirou a dar seu curso Segredos do Bitcoin
Segundo Ronaldo, ter perdido dinheiro na MMM o inspirou a dar seu curso "Segredos do Bitcoin"
Anúncio

Criador do curso Segredos do Bitcoin, o Youtuber Ronaldo Silva está promovendo uma moeda digital. Chamada de CashHand, a comunidade brasileira que comprou essa criptomoeda espera seu lançamento em uma corretora internacional que é conhecida por listar projetos duvidosos, a CREX24.

O lançamento, de fato, é esperado desde o dia 30 de março, mas a equipe da moeda alega que existem problemas com a CREX24. A moeda foi fundada por “Makdoney”, e já conta com mais de 2 mil inscritos em um grupo do Telegram.

Sobre tecnologia, a CashHand teve uma pré-mineração de 10% do total de moedas que serão lançadas. A justificativa é que esse valor será utilizado para pagar pelos custos do desenvolvimento e pelo marketing que será feito.

Anúncio

Segundo um seguidor de Ronaldo Silva, que procurou o Livecoins para denunciar o projeto, o youtuber está divulgando “uma verdadeira fraude”. Ronaldo gravou um vídeo para divulgar a CashHand (ao final), e avisou que irá fazer tutoriais do funcionamento da moeda.

Youtuber Ronaldo Silva, que criou curso “Segredos do Bitcoin”, afirma que a nova criptomoeda fará milionários

O mercado de criptomoedas brasileiro certamente é cheio de invenções e modas. Muitas moedas digitais já foram criadas no Brasil, contudo, nenhuma chegou a ser mundialmente conhecida.

As moedas digitais criaram uma nova profissão no Brasil, o “influenciador de golpes”.

Um Youtuber com popularidade é escolhido para falar bem de alguma moeda. Assim, os detentores desta moeda vendem para os desavisados que acreditam estarem fazendo um grande negócio.

Ronaldo Silva, um dos maiores youtubers e divulgadores de Bitcoin no Brasil, é um dos que tem ajudado a divulgar um novo projeto que chega na praça. A criptomoeda CashHand (CHND) é a novidade que chega ao Brasil, ainda que com desconfianças.

Ronaldo Silva divulga altcoin brasileira CashHand
Ronaldo Silva divulga altcoin brasileira CashHand – Reprodução/Youtube

Seguindo o básico para o lançamento de uma criptomoeda, a CashHand anunciou seu projeto no Bitcoin Talk.

Além disso, informa que trabalhará com Proof-of-Stake e Masternode, com recompensas de 15% para quem deixar moedas paradas na carteira e 85% para quem criar masternodes.

A CashHand já tem um GitHub, carteira e redes sociais para divulgação. Com isso, espera a listagem em uma corretora, a CREX24, e uma consequente valorização após este fato. O youtuber Ronaldo, afirmou em seu Canal do Telegram que essa moeda fará milionários.

Alem disso, o Youtuber convida seus seguidores para comprar uma moeda com chance de PUMP acima de 1000%. Falaremos sobre este tipo de esquema adiante.

Ronaldo Silva, do Segredos do Bitcoin, fala sobre CashHand
Ronaldo Silva, do Segredos do Bitcoin, promovendo esquema de pump e dump CashHand – Reprodução/Telegram

Ainda que a espera pela listagem seja desde o dia 30 de março, a CREX24 ainda não definiu um prazo.

O criador da moeda CashHand, Makdoney, entrou em contato no dia 2 de abril com a CREX24. A corretora pediu de 3 a 10 dias para fazer a listagem.

CREX24 pediu de 3 a 10 dias para listar CashHand
CREX24 pediu de 3 a 10 dias para listar CashHand – Reprodução

Listagem da CashHand na CREX24 foi paga

A listagem da moeda CashHand na CREX24 foi paga pelos desenvolvedores. O ato de pagamento foi há seis dias, de acordo com post na rede social da CashHand. Em conversa com a reportagem, o CEO da CashHand afirmou que o pagamento foi no último dia 27.

Listagem da CashHand na Crex24 foi paga
Listagem da CashHand na Crex24 foi paga – Reprodução/Facebook

Em conversa com o Livecoins, um seguidor de Ronaldo Silva apontou que o youtuber está divulgando uma fraude.

O homem que prefere manter sua identidade anônima, disse que confiava no youtuber, mas tem visto que a moeda CashHand pode ser mais uma fraude, um esquema de pump e dump.

O homem, seguidor de Ronaldo Silva e que desconfia do projeto CashHand, apontou alguns sinais que o motivou a se afastar.

Engraçado que apesar dos avisos “não estou recomendando”, “alto risco”, “isso não é um conselho de investimento”, ele [Ronaldo] mostra book, quando vai vender, diz “chame seus amigos”, divulgue entre eles

Moedas pré-mineradas estão sendo vendidas para investidores que acreditam que haverá valorização após listagem na CREX24

O denunciante enviou ao Livecoins uma conversa feita em um grupo da moeda no Telegram. Para o homem, de acordo com a conduta dos administradores do grupo e alguns usuários, fica claro que a moeda é uma shitcoin e possivelmente uma fraude.

Líderes de grupo da CashHand pedem que usuários não vendam moeda e alegam que valorização, "pump", é certo
Líderes de grupo da CashHand pedem que usuários não vendam moeda e alegam que valorização, “pump”, é certo – Reprodução

Apesar de Ronaldo Silva afirmar que a moeda será para uso no cotidiano, um de seus seguidores não confiou na palavra do Youtuber.

A motivação para a desconfiança, segundo o homem, é a garantia que uma valorização acontecerá, movimento que é impossível de prever e tem sido dado como certo, mesmo por Ronaldo.

Os esquemas de pump e dump acontecem há alguns anos na comunidade de criptomoedas.

Funciona como uma forma de pedir que uns usuários comprem um alto volume de uma moeda, para que vendedores já previamente posicionados despejem. No mercado de ações, a prática é ilegal.

Ronaldo Silva afirma que baleias poderão mover preço da criptomoeda para cima

Neste modelo de esquema, os donos de moedas podem despeja-las nas corretoras. A prática já causou inúmeros prejuízos em muitos investidores de criptomoedas nos últimos anos.

Veja os vídeos:

Outros usuários, contudo, também já poderiam ser baleias da CashHand, segundo o denunciante. Isso porque, segundo um vídeo que o criador do curso Segredos do Bitcoin fez, Ronaldo deixa claro que há baleias da moeda.

Para o seguidor de Ronaldo, o youtuber poderia ser uma das baleias da CashHand, uma vez que ele já fez até sorteio para usuários. Ou seja, quando Ronaldo fala que irá comprar a moeda na listagem, seu seguidor acredita que ele pode é vender.

Confira o vídeo de apoio ao projeto gravado por Ronaldo:

Ronaldo Silva, que já defendeu pirâmides, acredita que CashHand é uma tecnologia revolucionária

Em seu vídeo, Ronaldo Silva chamou a CashHand de tecnologia revolucionária. Além disso, afirmou que a moeda não é uma shitcoin nem um scam (fraude).

Como a CashHand é pré-minerada, com seus criadores possuindo 10% da emissão total da moeda, ficou ainda mais dúbio a possibilidade de fraude. Para o seguidor de Ronaldo, a CashHand teria tudo para, de fato, ser prejudicial para seus compradores.

Procuramos o criador da moeda, Makdoney Brito, para comentar sobre o assunto, assim como Ronaldo Silva. Em conversa com CEO da CashHand, a informação de que a moeda é séria e não um esquema de pump e dump.

Makdoney afirmou ainda que teve que vender bens pessoais para lançar a CashHand. O CEO da CHND afirmou que a pré-venda da moeda, levantou o valor de 0,35 Bitcoins (R$ 12.424 ).

Não é uma scam [SIC], se fosse eu não usaria minha foto para divulgação, meu nome completo, todos sabem quem sou e onde moro

Projeto CashHand pretende ser um “Mercado Livre”, uma “Americanas”, com pagamento 100% em criptomoedas

Makdoney afirmou que a principal criptomoeda do mundo é o Bitcoin, e mesmo assim ninguém conhece a identidade de seu criador.

Logo, ter sua identidade pública não confere mais credibilidade ao projeto, mas mostra que não está promovendo uma fraude, pois, se fosse o caso, estaria publicamente exposto.

Não somos esquemas de pump e dump, não somos pirâmide, não somos scam, nosso projeto visa criar um Mercado Livre, uma webshop, que terá a venda de ativos em troca de nossas moedas digitais, queremos ser um gigante do comércio eletrônico, com pagamentos 100% em criptomoeda e nosso ativo é o CHND

O CEO Makdoney afirmou, por fim, que se fossem um esquema, como alegado pelo seguidor de Ronaldo, não teriam um projeto desta grandeza. Para Makdoney, é uma denúncia infundada.

A reportagem tentou contato com Ronaldo Silva, youtuber que lançou o Curso Segredos do Bitcoin, para saber sua posição. Até o fechamento desta, não houve retorno, o espaço fica aberto para manifestação.

Moeda tem alertas vermelhos

Sem acusar a moeda de ser um golpe, mas ao mesmo tempo deixando um alerta para os possíveis investidores do projeto, em 2017, a Universidade Erasmus publicou um artigo analisando os determinantes do sucesso de criptomoedas criadas agosto de 2015 e dezembro de 2017.

Os pesquisadores queriam determinar porque alguns projetos são bem sucedidos e outros são apenas faixada para enriquecer seus criadores. A pesquisa descobriu que as criptomoedas com destino a quebrar possuem as seguintes caracteristicas:

  • Site disfuncional, mal feito ou copiado – Utiliza template pronto aleatório.
  • Perfis de equipe envolvidos em fraudes – Como já reportado, um dos envolvidos já promoveu pirâmide.
  • Whitepaper questionável ou não original – Documentação do projeto é copiado e tem textos genéricos, nada original.
  • Objetivos não são claros da empresa. Moeda diz que é melhor que o Bitcoin.
  • Diz ser mais seguro que o Bitcoin. Mentira, o custo de ataque ao bitcoin por hora é de mais de um milhão. Bitcoin tem 11 anos e nunca foi hackeado.
  • Nenhum estágio pré-ICO – Significa que nem os próprios líderes do projeto acreditam no projeto, o risco é todo seu.
  • mais de 50% da moeda é dos próprios donos: Podem manipular todo suprimento da moeda
  • Valor mínimo fixado: Vai contra as regras da descentralização.

Os golpes mais comuns com criptomoedas

Há uma variedade de táticas que são usadas por golpistas, e sabemos que esses métodos são aprimorados todos os dias.

Embora existam muitas técnicas usadas, um dos métodos mais comuns é o esquema de pirâmide financeira.

No entanto, os golpistas não estão apenas fazendo ICOs falsas, eles até sabiam ser capazes de manipular o valor de mercado da própria moeda fornecendo informações falsas.

Assim, você pode receber ofertas de rendimentos de “1, 2 ou 3% ao dia”. Porém nunca existirão provas de como esses rendimentos são obtidos.

Criptomoedas falsas: um exemplo ousado de criptomoeda falsa foi a “One Coin”. O suposto golpe foi investigado por autoridades do mundo inteiro e essa criptomoeda nunca existiu.

Ao mesmo tempo, essas criptomoedas fakes podem usar um marketing agressivo para promover o golpe com mais eficiência, que foi o caso da Bitconnect: quem lembra do icônico vídeo?

Para identificar golpes, fique atento com os seguintes pontos:

  • Verifique comentários em fóruns como o BitcoinTalk, veja comentários de especialistas e críticas em sites confiáveis.

  • Fique longe de qualquer oferta que garanta que a criptomoeda decolará ou prometa rendimentos fixos futuros (Exemplo: “Nossa moeda valerá 1 real daqui a 2 meses”).

  • Verifique o perfil no linkedin de todos os membros da equipe – cuidado por perfis fakes são criados facilmente em redes sociais.

  • Cuidado com práticas como manipulação de mercado e informações privilegiadas.

Veja como identificar uma shitcoin

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.

Leia mais

Últimas notícias

Preço do Bitcoin valorizou 1600% desde último debate para presidente dos EUA

Nos EUA, assim como no Brasil, o mandato de um presidente dura quatro anos. Com o debate entre Trump e Biden na noite da...

Exame Research destaca Bitcoin em lançamento

A Exame Research está lançando uma nova casa de análise e destaca o Bitcoin nesse lançamento. Com uma divisão focada nas criptomoedas, o analista...

Coluna do TradingView: Estudo da Semanal – BTC, NEO, BAT e Lend

Bitcoin em claro momento de distribuição no topo de 10mil dólares. Confira como os analistas do TradingView estão olhando para as Criptomoedas durante esse...