Agência Financeira russa diz que vai vigiar transações com Bitcoin

Agência não detalhou como vai identificar as transações com criptomoedas.

A agência russa de supervisão financeira disse que vai monitorar de perto as transações com criptomoedas, especialmente aquelas que envolvem transações com a moeda nacional do país. O anúncio foi realizado em uma audiência nesta quarta-feira (24) no parlamento
oficial.

German Neglyad, vice-presidente da agência alemã de vigilância financeira, Rosfinmonitoring, falou sobre os mercados financeiros e o planejamento de colocar um código de banco separado para identificar as transações suspeitas.

Em entrevista divulgada pela agência de notícias Regnum, Neglyad explicou que, como não está claro como os cidadãos do país estão especificando as transações com criptomoedas, deverá existir um código de classificação para as transações.

“Os bancos já estão de olho no dinheiro que está entrando no país com a troca da moeda virtual para moeda nacional, eles calculam o valor e notificam a agência”, disse ele, sem especificar como os bancos identificam as transações com criptomoedas.

Na teoria, isso significa que qualquer transação que envolva criptomoedas e uma conta em um banco será identificada e marcada como tal, mas a agência não especificou como os bancos saberão disso.

“Além disso, desde outubro deste ano, estamos introduzindo um código separado, distinguindo um grupo separado dessas transações suspeitas, ou seja, para orientar ainda mais as instituições financeiras tradicionais para esse ‘problema’”.

Sem citar nomes, Neglyad alegou que criminosos russos utilizam Bitcoin, Ethereum e Monero para o financiamento do terrorismo.

Rússia e Bitcoin

Esse quadro de a Rússia monitorar transações com criptomoedas já não é de hoje. Em agosto, a Rosfinmonitoring planejava devolver uma ferramenta própria para monitorar transações na blockchain. O programa supostamente identificaria os destinatários finais das transações com ativos digitais.

O presidente Vladimir Putin também pediu na semana passada o “fim das transações ilegais envolvendo criptomoedas”, fato esse que se comprova após uma serie de modificações nas leis sobre os ativos no país.

A Rússia tenta de todas as maneiras controlar as criptomoedas fazendo com que elas tenham status de tributável além de limitar compras no varejo.

Funcionários públicos russos foram expressamente proibidos de possuírem criptomoedas e obrigados divulgar qualquer posse em ativos digitais, ordem esta dada pelo próprio presidente. Pouco tempo depois o Ministério do Trabalho proibiu a categoria de possuir a criptomoeda.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Emanuele Martins
Emanuele Martins
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós graduada em Segurança Pública e mestranda em Educação e Novas Tecnologias. Já trabalhou como repórter nos veículos Gazeta do Povo, Tribuna do Paraná e emissora Pai Eterno.

Últimas notícias

Últimas notícias