
Donald Trump falando sobre Bitcoin e criptomoedas em Davos. Fonte: YouTube/Reprodução.
Donald Trump, presidente dos EUA, participou do Fórum Econômico Mundial em Davos nesta quarta-feira (21), onde, dentre outros assuntos, falou sobre Bitcoin e o mercado de criptomoedas como um todo.
Apesar disso, o mercado cripto continua operando em queda. Bitcoin cai 2,4% nas últimas 24 horas e nomes como Ethereum e BNB caem 3,6%, e 2,7%, respectivamente, no mesmo período.
Embora as criptomoedas tenham subido bem na primeira quinzena de janeiro, os últimos sete dias apagaram todos os ganhos do mercado.
A participação de Donald Trump no Fórum Econômico Mundial durou cerca de uma hora e meia. Dentre os assuntos mais importantes, o presidente americano falou sobre a economia americana, política comercial e segurança.
Em relação ao mercado de criptomoedas, Trump não apresentou nada de novo. Além de repetir frases ainda da época de sua campanha, o líder americano também falou brevemente sobre o Clarity Act.
“Para impulsionar a inovação e a poupança e o financiamento, também estou trabalhando para garantir que a América continue sendo a capital das criptomoedas do mundo.”
Seguindo, Trump nota ter sancionado o Genius Act no ano passado e estar acompanhando o trabalho do Congresso sobre a legislação de estrutura do mercado. Na sua visão, isso irá “abrir novos caminhos para que os americanos alcancem liberdade financeira”.
Na sequência, o presidente americano volta a citar a China como um rival no setor de criptomoedas, mesmo que eles estejam banidas no país asiático há quase 5 anos.
“Fiz isso por dois motivos”, disse Trump. “Primeiro, achei que seria politicamente bom, e foi. Recebi enorme apoio político. Mas, mais importante, a China também queria esse mercado. Assim como quer a IA. E nós já temos esse mercado, acho que bem consolidado.”
“Se eu não tivesse feito isso, Biden era totalmente contra até pouco antes da eleição, quando perceberam que havia milhões de pessoas votando contra ele por causa das criptomoedas, e de repente passaram a amar muito isso, mas já era tarde demais. Eles estragaram tudo. É politicamente popular, mas, muito mais importante, precisamos garantir que a China não coloque as mãos nisso. E, quando eles tiverem esse controle, não vamos conseguir recuperar. Então, tenho orgulho de ter feito isso.”
O Bitcoin opera em queda desde a última quinta-feira (15), principalmente por conta da tensão geopolítica envolvendo justamente os EUA em relação aos seus interesses pela Groenlândia e desejo de taxar países contrários a essa ideia.
As breves falas de Trump sobre o mercado de criptomoedas não animaram investidores e os preços continuam caindo.
Outras criptomoedas acompanham a baixa. Dentre as dez maiores, nenhuma opera com ganhos nesta quarta-feira (21).
Comentários