As autoridades da Ucrânia apreenderam mais de 3.800 PlayStations 4 em uma operação que derrubou uma fazenda de mineração ilegal de criptomoedas, além dos consoles, 50 ASICs e 500 placas de vídeo foram apreendidos.
Apesar de o modelo do videogame possa não ser um dos mais eficientes no processo de mineração, isso não importa muito quando você tem quase 4 mil unidades minerando criptomoedas.
Em um comunicado oficial, as autoridades disseram que a fazenda de mineração usava eletricidade ilegalmente para ocultar as atividades. A polícia também disse que o consumo de energia dos equipamentos poderia ter deixado bairros inteiros sem eletricidade.
A polícia agora está investigando o caso para descobrir quem era o dono do negócio, que pode ser condenado por roubo de água e eletricidade.
Durante as buscas no local de funcionamento da fazenda de mineração foram apreendidos:
- 3800 PS4;
- mais de 500 placas de vídeo;
- 50 ASICs;
- notebooks;
- telefones;
- pen drives.
Esta é a segunda vez que as autoridades do país encerram uma operação de mineração ilegal, a primeira foi em julho, em outra fazenda que também usava eletricidade roubada no processo.
A Ucrânia, no entanto, não proibiu a mineração de criptomoedas, como fez a China. A fazenda de mineração foi encerrada porque ela usava energia de forma ilegal.
O país já manifestou interesse em adotar uma economia digital, especialmente por meio do desenvolvimento da sua Moeda Digital emitida pelo Banco Central, a Hryvnia Digital, que está em testes na blockchain da Stellar Lumens.
Na primeira semana de julho, o parlamento do país aprovou uma legislação que confere a Digital Hryvnia uma situação de igualdade com a moeda do país em termos de pagamentos.
Mais projetos de lei com o objetivo de regulamentar o mercado de criptomoedas devem ser apresentados no parlamento ucraniano.
Essa mudança mostra muito o compromisso da Ucrânia em criar uma economia digital estável e sustentável. Com o apelo do país por regulamentos em oposição ao banimento.