
YouTube passa a oferecer opção de pagamento em stablecoin para seus criadores de conteúdo. Foto: Zulfugar Karimov/Pexels.
O YouTube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, permitirá que criadores de conteúdo sejam pagos com criptomoedas. Sendo mais específico, isso será feito com a stablecoin PYUSD do PayPal.
A novidade foi revelada pela Fortune nesta quinta-feira (11), que confirmou as informações com May Zabaneh, head de criptomoedas do PayPal, bem como com um porta-voz do Google, dono do YouTube.
Segundo as informações, a opção já se encontra disponível, mas somente para usuários nos EUA.
Dados do Similarweb apontam que o YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, ficando atrás somente do Google. Portanto, a adoção das criptomoedas pela gigante é um passo muito importante para o setor.
Segundo a executiva do PayPal, o YouTube estaria usando uma solução pronta de sua empresa.
“A beleza do que construímos é que o YouTube não precisa tocar em cripto e, assim, conseguimos eliminar essa complexidade.”
Ao que tudo indica, essa é a próxima tendência do mercado. Como exemplo, nesta semana o PNC se tornou o primeiro grande banco americano a oferecer negociação de Bitcoin, mas estará usando uma solução pronta da corretora Coinbase.
Atualmente o PayPal USD (PYUSD) é a quinta maior stablecoin do mercado, estando avaliada em US$ 3,9 bilhões.
Isso também mostra que empresas tradicionais de pagamentos estão se beneficiando ao explorar essa nova tecnologia ao invés de serem substituídas. Um grande exemplo disso é a Western Union, que recentemente lançou a sua própria stablecoin.
Embora o Google não tenha se pronunciado sobre a adoção da stablecoin PYUSD, é possível que isso esteja ligado aos benefícios que seus usuários terão. Ou seja, praticidade em transações e taxas mais baixas do que outros serviços.
Recentemente também surgiram rumores de que a Sony estaria lançando uma stablecoin no mercado americano, justamente com o objetivo de cortar gastos com intermediários.
Em setembro, o Google lançou um protocolo de pagamentos para agentes de IA com suporte a criptomoedas, o Agent Payments Protocol (AP2). Antes disso, a gigante anunciou a chegada do Google Cloud Universal Ledger (GCUL), sua própria blockchain voltada para stablecoins.
Para Charles Hoskinson, fundador da Cardano, as “Sete Magníficas” (Microsoft, Google, Amazon, Apple, Meta, Tesla e Nvidia) irão liderar a próxima adoção das criptomoedas.
O uso da stablecoin PYUSD pelo YouTube, bem como pelas outras iniciativas do Google, é uma prova disso.
Comentários