Uma pesquisa publicada pela Paradigm nesta quarta-feira (10) revela que a campanha de Donald Trump ligada as criptomoedas está funcionando. Isso porque 13% dos eleitores republicanos que não votariam nele estão mudando de opinião.
Dos 87% que votariam nele, 24% afirmaram estar mais entusiasmados para continuar apoiando o candidato.
Embora tenha sido um grande crítico do Bitcoin no passado, Trump ressurgiu como um grande defensor das criptomoedas neste ano.
Além de ter lançado coleções de NFTs que lhe renderam um bom dinheiro, o ex-presidente americano também está aproveitando a posição anti-cripto de seu rival, Joe Biden, para ganhar a atenção de eleitores insatisfeitos com o atual governo.
Campanha de Donald Trump voltada às criptomoedas está funcionando, diz pesquisa
Além de defender a indústria de mineração, Donald Trump chegou a se posicionar como “o presidente das criptomoedas” no mês passado. A tática parece estar funcionando.
Segundo pesquisa da Paradigm, 28% dos americanos investem ou já investiram em criptomoedas. Como comparação, 51% dos americanos investem em ações. Com a chegada dos ETFs de Bitcoin e Ethereum nos EUA, facilitando investimentos, essa diferença pode diminuir.
Conforme aqueles que não investem em Bitcoin ou outras criptomoedas não teriam razões para criticar quem as defende, Trump abraçou essa causa em sua campanha. Sem surpresa, a pesquisa revela que o candidato está ganhando intenções de votos com isso.
“13% dos republicanos que atualmente não planejam votar em Trump dizem que suas novas posições sobre criptomoedas aumentam sua probabilidade de votar nele.”
Outro dado curioso é que 67% dos republicanos disseram estar insatisfeitos com o sistema financeiro americano.
Sobre a regulação do setor, 40% deles acreditam que congressistas deveriam ser responsáveis por isso e outros 16% disseram que o trabalho deveria ser de outras agências, como SEC e CFTC, por exemplo. 44% não souberam responder a essa pergunta.
Por fim, outra pergunta importante da pesquisa foi sobre a criação do “dólar digital”. 94% dos entrevistados se mostraram preocupados com a questão da privacidade, afirmando que suas transações financeiras deveriam ser privadas.
Como você já deve imaginar, Trump também está usando isso ao seu favor. No início do ano, por exemplo, o candidato afirmou que não aprovará a criação de uma moeda digital nos EUA, alegando que o governo poderia confiscar o dinheiro dos americanos.
As eleições americanas estão marcadas para novembro desse ano e devem agitar o mercado de criptomoedas.