O Bitcoin alcançou no sábado (20) um novo recorde de preço e chegou a ser negociado acima de US $ 57.000 mil pela primeira vez na história. A criptomoeda mais popular do mundo já valorizou 98% em 2021, o que tem gerado temores de uma correção em breve.
Com o novo recorde, o entusiasta do ouro e crítico feroz das criptomoedas Peter Schiff aproveitou para afirmar que o bitcoin não tem valor.
Peter Schiff, economista e dono da corretora americana Euro Pacific Capital disse no Twitter que “um ativo financeiro está em uma bolha quando seu preço não tem relação com seu valor presente subjacente ou uma expectativa razoável de seu valor futuro”.
Schiff frequentemente critica as criptomoedas, sustentando que o bitcoin é uma enorme bolha especulativa que vai explodir a qualquer momento, e as pessoas que estão comprando agora ficarão segurando um saco. “Apenas os tolos estão escolhendo bitcoin em vez de ouro, disse Schiff.
Bitcoin é a maior bolha de todas
Schiff também afirmou que “a convicção dos investidores na valorização dos preços é alta e o medo de perder é baixo”.
“Por US $ 50.000, o Bitcoin é a maior bolha de todas“, disse Schiff, ressaltando que “um movimento de até US $ 100.000 não pode ser descartado. Uma queda para zero também não pode ser descartada.”
A financial asset is in a bubble when its price has no relationship to its underlying present value or a reasonable expectation of its future value, and investor conviction in price appreciation is high and fear of loss is low. At $50K #Bitcoin is the biggest bubble of them all.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) February 16, 2021
O economista que é mais conhecido por prever a crise financeira de 2008, anunciou no ano passado que perdeu seus bitcoins depois que sua carteira parou de aceitar sua senha.
“Não foi uma tragédia tão grande”, disse ele na época: “Eu sabia que ter bitcoin era uma má ideia, mas nunca percebi que era tão ruim!”
A alta atual do bitcoin está preocupando analistas financeiros, que consideram que, depois de quintuplicar seus preços em um ano, a bolha provavelmente estourará. A moeda digital já quase dobrou de valor em 2021, além disso, no intervalo de um ano valorizou quase 500%.
O Bitcoin teve uma semana recorde depois que a Tesla e os gigantes financeiros de Wall Street desencadearam uma corrida pela moeda. Investidores institucionais foram cortejados pelo crescimento vertiginoso e pela oportunidade de lucro e diversificação de ativos.
A moeda digital ultrapassou 50 mil dólares na terça-feira (16), uma semana depois que a Tesla investiu US $ 1,5 bilhão em bitcoin e prometeu que os clientes poderiam usá-lo para comprar veículos. O banco de Nova York BNY Mellon e a MasterCard anunciaram planos para apoiar o bitcoin.
A criptomoeda então saltou mais alto, chegando a US $ 52.000 na quarta-feira (17), depois a gigante dos fundos de investimento BlackRock também confirmou uma entrada no setor.
Tudo isso e outros fatores resultaram na alta surpreendente do bitcoin nesta semana e despertou temores renovados de uma grande bolha que o mercado havia experimentado pela última vez em 2017.
Apesar disso, há dez anos o bitcoin enfrenta correções e quedas acentuadas, e ainda está aí. Os profissionais da indústria afirmam que o bitcoin é uma unidade financeira inovadora e do futuro. Portanto, os entusiastas da moeda não têm motivos para abandonar o ativo digital.