O preço da ação do PayPal subiu 30% desde novembro de 2020, de US $ 175 para US $ 252 graças ao bitcoin. E pode subir mais, de acordo com Mark Palmer da BTIG, que afirmou na quinta-feira (20):
“Volumes recentes da itBit Exchange mostram forte tração na iniciativa de criptomoedas da empresa. O esforço para promover a aceitação de criptos pelos comerciantes é o próximo passo.”
Os clientes do PayPal têm comprado cerca de US $ 100 milhões em bitcoins por dia e até US $ 250 milhões de acordo com os volumes da itBit.
O Bitcoin pode adicionar US $ 1 bilhão à receita do PayPal em 2022, de acordo com a estimativa de Palmer, que diz “a tração observada nos crescentes volumes de criptomoedas da itBit é um bom presságio para o crescimento e engajamento da conta ativa do PYPL”.
O aplicativo Venmo do PayPal deve lançar Bitcoin ainda este ano, mas a diferença real pode estar no plano da empresa de expandir as compras com Bitcoin para 28 milhões de comerciantes.
Atualmente a Visa e a MasterCard cobram a maior parte da taxa de 2,9% que o PayPal cobra de seus comerciantes, mas para pagamentos com Bitcoin eles podem cobrar apenas 1%, como a BitPay.
Como esses pagamentos seriam por meio do PayPal, as taxas de rede do bitcoin não teriam um custo caro, pois os próprios ativos podem permanecer sob custódia do PayPal, enquanto ele apenas fazem o registro das alterações de propriedade.
Portanto, este pode ser um dos principais motivos que fizeram as ações do PayPal subirem, enquanto a Visa e MasterCard tiveram uma queda de 5% e 6%.
A concretização do PayPal pelo Bitcoin provavelmente afetará outros provedores de serviço.
A Stripe, por exemplo, pode ser incapaz de competir a menos que também ofereça aos comerciantes a opção com taxas mais baixas por meio do Bitcoin.
Isso poderia ter um efeito devastador em todo o ecossistema, com o Bitcoin no meio como uma ferramenta de lucro, desta vez por meio de camadas secundárias como, o PayPal.
Pagar com Bitcoin, portanto, pode se tornar algo muito mais comum à medida que a rede se expande com eficácia por meio de um modelo de negócios diferente.