Após demitir mais de 1.000 empregados em junho, a Coinbase estabeleceu novas mudanças em sua estratégia de negócios. Segundo informações da Insider, a corretora pausou o seu programa de afiliados recentemente.
Com isso, alguns membros da comunidade de criptomoedas sugeriram que a Coinbase possa estar insolvente. Para justificar seu pensamento, um deles escreve que cortar um incentivo de 5 dólares é uma grande bandeira vermelha, bem como questiona qual é a estimativa da receita média que tal cliente poderia gerar ao longo dos anos.
Na contramão, a Binance zerou as taxas de negociação para alguns pares neste mês. Como resultado deste e de outros pontos, a Binance passou sua rival no número de bitcoins em custódia pela primeira vez.
Após demitir funcionários, Coinbase encerra programa de afiliados
Com suas ações 83% abaixo do preço de seu IPO, realizado em abril de 2021, a Coinbase não parece estar lidando bem com o bear market das criptomoedas. Após demitir mais de 1.000 funcionários no mês passado, agora a exchange também pausou seu programa de afiliados.
“Lamentamos informar que a Coinbase encerrará temporariamente seu Programa de Afiliados nos Estados Unidos com uma data efetiva de terça-feira, 19 de julho,” aponta um e-mail vazado pela Insider. “Esta não foi uma decisão fácil, nem foi tomada de ânimo leve, mas, devido às condições do mercado de criptomoedas e às perspectivas para o restante de 2022, a Coinbase não pode continuar apoiando o tráfego incentivado em sua plataforma”.
Conforme diversas empresas declararam falência nos últimos meses devido a problemas de liquidez, alguns usuários apontaram que tal medida da Coinbase é uma grande bandeira vermelha
“A Coinbase acabou de encerrar todo o seu programa de afiliados. Esta é uma grande bandeira vermelha. Temo que uma crise de liquidez esteja no horizonte,” escreve Nate O’Brien que possui um canal com mais de 1 milhão de inscritos. “Sim, isso pode ser simplesmente resultado de esforços de corte de custos. Mas eles não estão dispostos a pagar US$ 5 por um novo usuário? Parece estranho desligar completamente o programa. Qual é o seu LTV de um usuário?”
Yes this could simply be a result of cost cutting efforts. But they aren’t willing to even pay $5 for a new user? Feels strange to completely shut down the program. What’s their LTV of a user?
— Nate O'Brien (@nateobrienn) July 15, 2022
Embora seja difícil acreditar que uma exchange listada na bolsa esteja insolvente, vale lembrar que a Coinbase emitiu um comunicado chocante em maio, afirmando que as criptomoedas de seus clientes serão suas em caso de falência.
A crise está chegando
A postura de cortes de gastos da Coinbase lembra a fábula do vendedor de cachorro-quente e a crise, um texto que viralizou há alguns anos.
Para resumir esta história, o vendedor de cachorro-quente cresceu seu negócio rapidamente por sempre estar melhorando a qualidade de seus produtos e serviços, dominando ainda mais o mercado com o passar do tempo.
Com parte dos lucros, enviou seu filho à faculdade para estudar economia. Após formado, o filho alertou seu pai de que uma crise estava chegando e, por ter um diploma, o convenceu a cortar gastos, diminuindo a qualidade de seus produtos. Contudo, tal mudança (e não uma crise real) foi o que espantou grande parte de seus clientes, levando seu negócio a falência.
Binance contratando e zerando taxas
Já a maior rival da Coinbase, a Binance, chegou a zombar dos concorrentes que estavam demitindo funcionários após torrarem milhões em anúncios no Super Bowl. Além disso, recentemente zerou as taxas de negociação para alguns pares, chamando a atenção até mesmo do lendário trader John Bollinger.
Talvez por esta diferença de postura, a Binance ultrapassou a Coinbase pela primeira vez no número de bitcoins em custódia. Segundo dados da Glassnode, compartilhado por um assinante, tal mudança ocorreu no meio deste último mercado de baixa.
“A virada: Binance supera a Coinbase, tendo a maior quantidade de BTC que qualquer outra exchange.”
The flippening: Binance has surpassed Coinbase for having the most BTC of any exchange pic.twitter.com/oNt4boKdBL
— Will Clemente (@WClementeIII) July 18, 2022
Por fim, é possível que a Coinbase seja o vendedor de cachorro-quente que, com medo de uma crise, acabou criando a sua própria, abrindo ainda mais mercado para seus concorrentes.