Através de sua rede social, o X, Elon Musk compartilhou um vídeo de Vivek Ramaswamy nesta quinta-feira (17), elogiando o presidenciável americano. Além de ser o candidato a presidente dos EUA mais novo da história do Partido Republicano, Ramaswamy também está rapidamente se tornando um grande apoiador do Bitcoin.
Em setembro de 2022, o candidato reconheceu que ainda tinha muito o que aprender sobre o Bitcoin, mas parece estar evoluindo.
“Ainda estou me educando sobre Bitcoin, mas simpatizo com sua importância”, comentou na data, adicionando que estava preocupado com empresas do setor listadas em bolsas. “Seus principais “acionistas” podem forçá-las a adotar as mesmas políticas tóxicas que estão impingindo às empresas de energia dos EUA.”
Pouco depois, em maio de 2023, Ramaswamy participou da Bitcoin Conference, em Miami. Desde então, começou a aceitar doações em BTC para sua campanha, bem como falar sobre a criptomoeda em seus discursos enquanto ataca o Banco Central americano.
“Se as pessoas desejam doar Bitcoin, elas devem poder”, comentou Ramaswamy em maio. “Um dos meus objetivos é colocar o Federal Reserve de volta a seu lugar. O Fed precisa focar em estabelecer o dólar como unidade de conta.”
“Falando como potencial líder dos EUA, não tenho medo de outras moedas, como o Bitcoin, que estão por aí. A competição gera força. Isso significa que precisamos ter confiança no nosso dólar.”
Competition breeds innovation. Our campaign is accepting #Bitcoin donations.
~3500 sats is all it takes.https://t.co/ME7nDvu2bJ pic.twitter.com/RsTlsJJhuL— Vivek Ramaswamy (@VivekGRamaswamy) May 27, 2023
EUA estão vivendo a ‘eleição do Bitcoin’
Vivek Ramaswamy não é o único candidato à presidência dos EUA que apoia o Bitcoin, pelo contrário. A lista conta com diversos outros nomes, incluindo Robert F. Kennedy Jr., Ron DeSantis e Francis Suarez.
No meio da rua está Donald Trump. Apesar do ex-presidente americano já ter criticado o mercado de criptomoedas, em 2022 ele lançou uma coleção de NFTs e, na última semana, revelou ser um grande investidor de Ethereum, possivelmente ligado às vendas de seus JPEGs.
De qualquer forma, tudo indica que teremos debates em torno do Bitcoin. Robert F. Kennedy Jr., por exemplo, deseja usar o BTC para dar lastro ao dólar. Sobrinho de John F. Kennedy, o presidenciável está sendo apoiado por Jack Dorsey, fundador do Twitter.
Já Ron DeSantis e Francis Suarez já são figurinhas conhecidas pela comunidade. Enquanto o governador da Flórida está preocupado de que Joe Biden possa matar as criptomoedas, o prefeito de Miami segue recebendo seu salário em Bitcoin e também doações.
Elon Musk está apostando em outro candidato pró-Bitcoin
Embora a lista acima apresente grandes nomes que defendem o Bitcoin, Elon Musk fez questão de saudar outro candidato. Com apenas 38 anos, Vivek Ramaswamy é o presidenciável mais novo da história do Partido Republicano, mas já tem a lábia necessária para atrair a atenção dos eleitores.
“Ele é um candidato muito promissor”, comentou Elon Musk ao compartilhar um vídeo de 45 minutos de Ramaswamy.
He is a very promising candidate https://t.co/bEQU8L21nd
— Elon Musk (@elonmusk) August 17, 2023
Ao comprar o Twitter, um dos planos de Musk era transformar a rede social em uma grande praça de debates. O bilionário parece estar conseguindo, o vídeo acima já conta com 39 milhões de visualizações.
Antes disso, em maio, a plataforma também foi utilizada por Ron DeSantis para anunciar a sua entrada na corrida presidencial dos EUA. Na data, o Twitter apresentou diversos problemas técnicos devido ao grande número de pessoas tentando acompanhar a conversa entre DeSantis e Musk.
Por fim, é bem possível que tais candidatos lutem entre si para conseguir votos de investidores de Bitcoin nas eleições de 2024. Enquanto isso, no outro hemisfério, Javier Milei, outro defensor do Bitcin, está prestes a se tornar o próximo presidente da Argentina.