A criptomoeda Waves é uma das mais adoradas pela comunidade de criptomoedas brasileiras, com muitos holders do projeto no país, e agora recebe a boa notícia de que foi lançado os Smart Contracts Waves.
A comunidade Waves no Brasil pode enfim comemorar o lançamento dos Smart Contracts na criptomoeda, que agora é uma realidade a partir da última segunda-feira.
A criptomoeda Waves com essa notícia, subiu os preços mesmo com o mercado em queda, com uma forte valorização dos ativos nas exchanges no mundo todo.
No Brasil a mesma é negociada também na Huobi, e por conta disso na data de lançamento bateu recordes de negociação na plataforma, de acordo com o Avelino community manager da exchange.
No twitter oficial da cripto, foi feita a publicação de que a “Waves possui oficialmente os Smart Contracts na MainNet, e que isso é só o início e que ainda virão mais detalhes no ecossistema da mesma”.
O CEO Sasha Ivanov disse em seu twitter que “uma abordagem totalmente nova para a lógica de negócios com blockchain está a ser testada”. Isso reforça os bons ventos que a moeda está a compartilhar com sua comunidade.
Na rede social descentralizada Steemit, a Waves explicou o funcionamento de seus Smart Contracts serão construídos por uma nova linguagem de programação exclusive chamada RIDE.
A criação dos Smart Contracts não utilizarão Gas como no Ethereum, mas será pago uma taxa de transações padrão, que atualmente é de 0.001 WAVES.
Mas essa ainda é a primeira fase dos Smart Contracts da Waves, que por hora ainda não são Turing-Completo como Ethereum, e estão sendo chamados de Smart Accounts, e ainda possuem limitações na sua funcionalidade, apesar disso rodam na blockchain.
O que será possível com essa primeira fase de Smart Accounts é:
- Wallets de Multi-assinatura
- Atomic Swaps
- Congelamento de Token
- Votação com Whitlist
- Oráculo de Dados
Todas as funcionalidades e detalhes sobre a primeira fase podem ser conferidos na postagem do Steemit oficial que colocam em míudos essa fase e já deixa que virão novas em breve, inclusive Turing-Completo.
A lembrar que essa criptomoeda também possui uma Exchange Descentralizada (DEX) com muitas opções, e agora fala também sobre Atomic Swaps como forma de trade.
A lembrar que a Ethereum também possui Smart Contracts em sua plataforma com uma linguagem de programação própria, chamada de Solidity.
Diferente da Waves os últimos dias para a Ethereum não tem sido fáceis, e os preços só estão caindo.