A HitBTC contestou informações prestadas pelo Atlas Quantum. A exchange alegou que a empresa brasileira pode ter manipulado vídeo em que aparece supostamente o saldo que o Atlas Quantum teria na HitBTC.
Com a acusação, pode ser falso o vídeo publicado pela empresa, demonstrando quantos bitcoins teria na exchange com sede em Hong Kong. Um twitter publicado pela corretora de criptomoedas chinesa cita diretamente o Atlas Quantum e seu suposto saldo na exchange.
Atlas Quantum não possui saldo na HitBTC
O vídeo do Atlas Quantum pode ser uma mentira, segundo a HitBTC. Através de mensagens publicadas no Twitter, a exchange questiona as informações prestadas pelo Atlas Quantum.
No dia 18 de setembro de 2019, o Atlas Quantum publicou um comunicado oficial. Naquele momento, essa era a primeira mensagem oficial publicada pela plataforma que enfrentava problemas com saques. Na mensagem, dois vídeos eram apontados como prova da real quantidade de bitcoins que existiam em posse da empresa.
O Atlas Quantum alegou que possuía cerca de 15 mil bitcoins em sua custódia. Para provar isso, um vídeo publicado demonstrava os bitcoins armazenados nas exchanges HitBTC e Gate.io. Nas imagens, o login é feito na plataforma onde problemas com KYC teriam retido o saldo em bitcoin da Atlas Quantum. Porém, essa não é a realidade na HitBTC.
Agora, a Gate.io informou que o vídeo é falso. “Foi manipulado”:
“Gostaríamos de esclarecer que o vídeo recentemente publicado pela Atlas Quantum exibe informações falsas sobre http://Gate.io.
Não temos uma conta com saldo semelhante e não recebemos nenhum ticket da equipe da Atlas Quantum.”
Exchange aponta que empresa brasileira pode ter mentido
As imagens divulgadas pelo Atlas Quantum foram questionadas por investidores e usuários do mercado de criptomoedas. Alguns possíveis erros apontavam para uma manipulação do vídeo. Por outro lado, a empresa atestava que aquele era o verdadeiro saldo em Bitcoin.
Após questionamentos em relação ao vídeo, a HitBTC comprova que o Atlas Quantum está mentindo. Para a exchange localizada em Hong Kong, as imagens relacionadas ao saldo na HitBTC do Atlas Quantum são falsas. A acusação foi publicada nas redes sociais.
A HitBTC aponta incongruências na edição das imagens, atestando que o vídeo pode ser falso. A plataforma publicou imagens em que contesta erros grotescos cometidos pela manipulação das imagens.
Por fim, a HitBTC comentou diretamente sobre o caso e desmentiu as alegações de Rodrigo Marques. O CEO e criador do Atlas Quantum disse que a plataforma estava com atrasos em pagamentos após ser constatado problemas com o KYC de duas exchanges. Pelo menos esse era o motivo apresentado até então por Marques.
Mas, para a HitBTC, o problema não existe. Na mensagem publicada pela exchange asiática, a empresa alega que não existe nenhuma conta do Atlas Quantum com problemas de KYC. Além disso, a exchange alega que não possui nenhuma conta com os dados apresentados no vídeo por Rodrigo Marques. Ou seja, tudo indica que o CEO do Atlas Quantum mentiu no vídeo que foi publicado.
Procurada pela equipe de jornalismo do Livecoins, a assessoria de imprensa do Atlas Quantum não quis comentar sobre o assunto. Um comunicado oficial sobre as acusações deverá ser publicado em breve pela plataforma.