Huobi responde rumores de insolvência e prisão de diretores

Os indivíduos presos supostamente incluíam Justin Sun, o fundador da Tron e proprietário da Huobi.

A frase “A perseverança garante o sucesso” é frequentemente citada por Justin Sun, o jovem de 33 anos proprietário da Huobi. A corretora de criptomoedas está no olho do furacão, em meio a rumores de insolvência e de que três de seus executivos foram presos na China.

No último final de semana, a comunidade de criptomoedas foi inundada por boatos de que vários executivos da Huobi e da criptomoeda TRON foram detidos para interrogatório pelas autoridades chinesas sobre suspeitas de atividades de lavagem de dinheiro.

Os indivíduos presos supostamente incluíam Justin Sun, o fundador da Tron e proprietário da Huobi.

De acordo com a mídia local chinesa, as alegações são de fontes pouco conhecidas e baseadas em insiders não identificados, assim, geraram mais dúvidas do que certezas, apesar de um porta-voz da Huobi ter negado os rumores.

Sun foi ao Twitter (agora conhecido como ‘X’) para tranquilizar os clientes da corretora e disse que ele ‘permanece um homem livre’. Enquanto isso, a Huobi publicou uma postagem afirmando que a exchange “está funcionando normalmente, como deveria e como irá”.

Entretanto, apesar das afirmações, nem Sun, nem a Huobi refutaram os rumores envolvendo os problemas que a empresa está enfrentando.

Huobi enfrenta regulação chinesa

Independentemente dos rumores, a Huobi se destaca como uma das mais antigas exchanges de criptomoedas do mercado, ocupando o 16º lugar no mundo em termos de volume de negociação.

A Huobi e sua empresa irmã, a OKx, apesar de serem entidades distintas, estiveram na vanguarda da adoção de criptomoedas na China, adaptando-se às alterações nas políticas locais. Tais mudanças resultaram em repressões periódicas às corretoras, que foram proibidas em 2017, e a mineradores de bitcoin, banidos em 2021.

Contudo, essa postura rígida da China tem se mostrado temporária, sendo sucedida por períodos de flexibilização e depois por novas restrições.

O último golpe potencial, ou apenas boato, segue um relatório do Wall Street Journal que aponta a movimentação de 90 bilhões de dólares pela Binance na China, um fato que pode ser visto com desconfiança pelas autoridades locais.

Enquanto houver uma indicação tácita de que as criptomoedas são toleradas na China, as autoridades parecem felizes em adotar uma postura mais passiva. Afinal, a natureza digital das criptomoedas e sua popularidade tornam difícil conter sua disseminação.

Nesse cenário, a criptomoeda é retratada como um trunfo para criminosos e como uma tecnologia inovadora que está moldando o futuro do mundo. Em resposta a essa tendência, Hong Kong recentemente concedeu licença à HashKey Exchange para oferecer negociação de criptomoedas para investidores de varejo.

Com os movimentos democráticos de 2019 em Hong Kong e a subsequente repressão, a cidade precisa de relações-públicas positivas. Permitir o funcionamento de corretoras de criptomoedas pode ser uma maneira de obter isso. Se eles realmente seguirem nessa direção, Huobi e OKx podem novamente se tornar atores importantes no mercado.

Enquanto isso, no cenário de criptomoedas de Cingapura, a Huobi está organizando uma festa para celebrar seu 10º aniversário. Desde sua fundação em 2013, a corretora desempenhou um papel importante na adoção de criptomoedas na China e, embora agora esteja de certa forma exilada, sente-se quase em casa em Cingapura.

Justin Sun

Ao contrário da Huobi, Justin Sun teve uma entrada mais controversa no mercado de criptomoedas. Seus truques de marketing fizeram sua criptomoeda TRON ter um nome reconhecido no auge do boom de 2017.

Ao adquirir a Huobi no ano passado, Sun assumiu um papel mais sério no mercado. A Huobi, que é lucrativa, agora busca se tornar uma das três principais corretoras do setor, um feito que seria notável sem o seu mercado doméstico.

Sun e sua equipe estão cientes dos desafios a serem superados. Nos tempos anteriores, a Huobi tentou acomodar as demandas do Partido Comunista Chinês, enquanto tentava escapar de suas restrições.

No entanto, as autoridades ameaçaram agir contra o pessoal no local, restringindo ainda mais suas operações. Em meio a isso, Justin Sun e a Huobi parecem seguir resistentemente, representando a natureza dinâmica e persistente do setor de criptomoedas na China e no mundo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias