
Changpeng Zhao, fundador da Binance, falando sobre o futuro da indústria cripto durante Fórum Econômico Mundial em Davos. Fonte: WEF/Reprodução.
Changpeng Zhao, fundador da Binance, participou nesta quinta-feira (22) do painel ‘Nova Era para as Finanças’ durante do Fórum Econômico Mundial 2026 em Davos. Como destaque, o executivo citou três novos setores para acompanhar dentro da indústria cripto.
O primeiro deles seria tokenização, também destacados pelas gestoras BlackRock e Ark Invest em relatórios recentes, bem como pagamentos e, por fim, Inteligência Artificial (IA).
Ao seu lado estavam Kristin Forbes, economista americana, Steven van Rijswijk, CEO do ING, Jayee Koffey, Diretora de Capacitação e Assuntos Globais do BNY, e Fred Hu, CEO do Primavera Capital Group.
Iniciando suas falas, Changpeng Zhao destaca que sua corretora possui 300 milhões de usuários, maior que todos os bancos que ele conhece, e que seu volume de negociações no último ano foi maior que o volume da NYSE e outras bolsas.
“No momento, há duas indústrias comprovadas no setor de no setor de criptomoedas, corretoras e emissoras de stablecoins”, disse o bilionário. “Estou animado com outras três novas.”
Seguindo, CZ aponta que a tokenização seria a primeira delas.
Em suma, isso permite a digitalização de ativos já existentes no mercado, desde moedas, como no caso das stablecoins, bem como títulos, ações e outros ativos.
“Estou falando com provavelmente uma dezena de governos sobre tokenizar alguns de seus ativos.”
“Desta forma, os governos podem entender os ganhos financeiros primeiro e usar isso para desenvolver essas indústrias”, explicou CZ, citando mercados de negociação como exemplo.
Na sequência, o bilionário revela que o setor de pagamentos também está cheio de oportunidades. No entanto, reconhece que eles falharam com as criptomoedas. “Ninguém realmente paga com criptomoedas”, comentou.
“Agora estamos vendo uma conversão de métodos de pagamentos tradicionais, atrás das cortinas, sendo suportado por criptomoedas”, disse CZ, citando o uso de cartões pré-pagos de criptomoedas.
Finalizando, o fundador da Binance afirma que o setor de Inteligência Artificial (IA) é a terceira indústria em seu radar.
Como exemplo, o bilionário comenta que agentes de IA usaram alguma criptomoeda como moeda. “Eles não vão usar cartão de bancos”, explicou, adicionando que “criptos e blockchain são as tecnologias de interface para agentes de IA”.
“Quando IA for grande — hoje IA não são realmente agentes, eles não compram ingressos para você, não pagam restaurantes para você — mas quando eles fizerem isso, esses pagamentos serão em criptomoedas.”
Além da presença de Changpeng Zhao, outros players do mercado também marcaram presença no Fórum Econômico Mundial de 2026.
Como exemplo, Brian Armstrong, fundador da Coinbase, apontou que está em Davos para falar com grandes líderes globais sobre criptomoedas. Já o governo de Bermudas anunciou que pretende se tornar a primeira economia totalmente baseada em stablecoins.
Por fim, a presença mais importante foi a de Donald Trump. Falando ao público nesta quarta-feira (21), o presidente americano reafirmou seu compromisso em transformar os EUA na capital mundial das criptomoedas e deu destaque para o andamento de novas regulações sobre o setor em seu país.
Comentários