De extraterrestres a CIA; ChatGPT lista quem pode ter criado o Bitcoin

Nos próximos 10 suspeitos, o ChatGPT começa a citar grupos, principalmente governamentais, como possíveis suspeitos de terem criado o Bitcoin. No entanto, as teorias começam a ficar mais fracas.

Quatorze anos após a criação do Bitcoin, a identidade de seu criador continua sendo um mistério. Para alguns, esse é mais um diferencial do Bitcoin em relação a outros projetos, como se ele não tivesse sido criado por um humano.

Conversando com o ChatGPT, pedimos que a inteligência artificial mais famosa do mundo nos fornecesse uma lista de 20 pessoas ou grupos que poderiam ser Satoshi Nakamoto.

As hipóteses levantadas pela IA são extensas e incluem grandes nomes da criptografia, como Nick Szabo e Hal Finey, mas também cita organizações governamentais dos EUA e do Japão.

ChatGPT lista 20 suspeitos de serem Satoshi Nakamoto

Os primeiros nomes listados pelo ChatGPT são comumente encontrados em outras listas. Afinal, poucas pessoas possuíam tamanho entendimento em diversas áreas para criar um projeto tão completo em 2009. São eles:

Nick Szabo — Segundo o ChatGPT, “muitas pessoas acreditam que Szabo é a pessoa mais provável de ser Satoshi Nakamoto”. O principal motivo é o seu trabalho anterior, o bit gold. Além disso, o programador possui uma “linguagem semelhante usada em seus escritos em comparação com o whitepaper do Bitcoin.”

Hal Finney — Além de ter criado o Reusable Proofs of Work (RPoW), um predecessor ao modelo de mineração do Bitcoin, “Finney foi um dos primeiros colaboradores do Bitcoin e recebeu a primeira transação de Bitcoin da história.” Sua morte em 2014 também é outro ponto que explicaria o sumiço de Satoshi Nakamoto.

Craig Wright — Ao contrário dos dois programadores acima, Wright tenta convencer os outros que é o criador do Bitcoin. No entanto, “ele não conseguiu fornecer provas suficientes para comprovar sua identidade.”

Gavin Andresen — Assumiu o comando do Bitcoin após a partida de Nakamoto em 2010. Técnicas de estilometria também reforçam esta teoria.

Dorian Satoshi Nakamoto — O nome bate, em 2014 a revista Newsweek chegou a afirmar que este japonês-americano era o responsável pelo Bitcoin. No entanto, o senhor processou a revista por expor a sua vida, negando qualquer envolvimento com o projeto.

Adam Back — Citado no whitepaper do Bitcoin devido ao Hashcash ter servido de inspiração ao Bitcoin, Back “também está envolvido em outros projetos de criptografia”. Foi o primeiro a trocar um e-mail com Nakamoto.

Wei Dai — Também citado no whitepaper do Bitcoin, Dai criou o b-money, outro projeto anterior ao Bitcoin. “Também publicou um trabalho sobre um sistema de dinheiro eletrônico anônimo em 1998.”

Nomes menos prováveis a serem Satoshi Nakamoto

Na sequência, o ChatGPT apresentou alguns nomes menos prováveis, mas que já apareceram em algumas teorias, completando 10 pessoas que poderiam ter criado o Bitcoin. São eles:

Jed McCaleb — Bilionário que esteve no setor desde seu início “fundou a Mt. Gox, uma das primeiras exchanges de Bitcoin” e criou as criptomoedas Ripple (XRP) e Stellar (XLM). Recentemente, iniciou no ramo de exploração espacial.

Martti Malmi — Também conhecido como Sirius, trabalhou no desenvolvimento do Bitcoin junto à Nakamoto.

Elon Musk — Uma pesquisa de 2021 apontou que 56% dos australianos acreditavam que o CEO da Tesla era o criador do Bitcoin. Musk negou a teoria logo depois.

Grupos que poderiam ter criado o Bitcoin

Nos próximos 10 suspeitos, o ChatGPT começa a citar grupos, principalmente governamentais, como possíveis suspeitos de terem criado o Bitcoin. No entanto, as teorias começam a ficar mais fracas.

NSA — A primeira agência citada pelo ChatGPT é a Agência de Segurança Nacional dos EUA. “Possui muitos especialistas em criptografia e provavelmente teria interesse em monitorar transações financeiras anônimas”, concluiu a IA.

FBI e CIA — Assim como a NSA, o ChatGPT cita que o Federal Bureau of Investigation e a Agência Central de Inteligência já foram mencionadas em teorias, mas que “não há evidências que comprovem” isso.

Grupo de Desenvolvimento do Bitcoin — Ou seja, o Bitcoin teria sido criado por um grupo. Como ressalva, a IA aponta que a maioria dos desenvolvedores é bem transparente, o que enfraquece essa suspeita.

Tyler e Cameron Winklevoss — Também conhecidos como os gêmeos do Facebook, foram um dos primeiros grandes investidores do Bitcoin. São os fundadores da corretora Gemini.

Grupo Bancário Internacional — Segundo o ChatGPT, “alguns teóricos da conspiração acreditam que um grupo de bancos internacionais criou o Bitcoin como uma forma de controlar o sistema financeiro global”. Algo difícil de acreditar.

Aliança Bitcoin — Segundo o ChatGPT, uma organização sem fins lucrativos, criada para “promover o uso do Bitcoin em todo o mundo” foi quem criou o Bitcoin. Não há muitas informações que fortaleçam tal teoria.

Organização de Inteligência Japonesa — Assim como outras agências estatais, essa organização teria interesse em controlar a economia mundial. “Não há evidências concretas que comprovem essa teoria”, concluiu o ChatGPT.

Google ou extraterrestres

Finalizando, o ChatGPT também aponta que o Bitcoin poderia ter sido criado pelo Google ou então por extraterrestres.

Google — Segundo o ChatGPT, teorias apontam que “o Google criou o Bitcoin como parte de um projeto secreto de pesquisa”. Mas não existem evidências.

Extraterrestres — Talvez a menos plausível de todas, mas já mencionada por alguns veteranos. “Alguns teóricos da conspiração acreditam que a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto é uma raça alienígena que está interessada em monitorar a economia global”, finalizou o ChatGPT.

Por fim, parece que nem mesmo o ChatGPT, com toda a sua base de dados, possui mais informações de quem possa ter criado o Bitcoin. Outro ponto a ser lembrado é que caso a identidade de Satoshi Nakamoto fosse revelada, as consequências seriam desconhecidas.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias